Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
20/03/2020
Debate sobre Mundo Rural e Desertificação do Interior – DAR-I-041/1ª
Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Era uma vez um País de génese rural, que viu todos os investimentos a serem feitos no litoral, para onde corriam todos os que procuravam uma vida melhor, um salário certo ao fim do mês e deixavam para trás uma vida dura de sol a sol, sem férias, sem feriados e sem fins de semana. Sim, porque a vida no mundo rural não tem os dois dias que quem vive na cidade aproveita para descansar, descontrair e relaxar.

O mundo idílico existe apenas para quem lá vai de férias. Quem fica, quem escolhe ficar, não pretende construir um espaço turístico do tamanho de uma aldeia para turistas e saudosistas. Quem fica, quem continua a viver no mundo rural desertificado e abandonado pela política que o PS, o PSD e o CDS impuseram, fica a cultivar a terra, a tratar dos animais, a manter intocável as paisagens, a conservar a história e a cultura.

Os Verdes aproveitam para saudar o mundo rural, porque reconhecemos um conjunto de potencialidades, não só do ponto de vista económico, mas também porque acreditamos que é possível combater a desertificação do interior. Haja vontade política!

Mas, dizia eu, era uma vez um País em que as desigualdades entre o litoral, mais populoso, e o interior, mais despovoado, são confirmadas por todos os estudos e por todos os dados, ainda que nos pareça que as evidências sejam tão claras que dispensem até quaisquer estudos. As assimetrias são muito acentuadas e agravaram-se muito nos últimos anos.

O projeto de resolução do CDS, que é de quem ontem fez o mal e hoje faz a caramunha, quer ser bonito, mas não nos encanta. O mundo rural precisa de políticas que encarem o problema e que o assumam como prioridade absoluta, com o envolvimento de todos os responsáveis pelas diversas áreas: floresta, agricultura familiar, agricultura biológica, serviços públicos, economia, entre outros.

Neste País de que vos falo, em nome do pagamento de uma dívida, de que o mundo rural não teve qualquer responsabilidade, fecharam-se serviços públicos e as respetivas condições de acesso por parte das populações; atacaram a Lei dos Baldios; criaram-se dificuldades aos agricultores; extinguiram-se as freguesias em nome da poupança que hoje sabemos nunca ter tido lugar;…

… dificultou-se a pouca mobilidade existente com portagens e fecharam-se linhas de ferrovia.

Tudo isto no Governo do CDS e do PSD, que hoje juram amor ao mundo rural e ao interior, um amor abandonado no passado, mas não esquecido para quando dá jeito!

Impõe-se um novo olhar sobre o território, que passe, desde logo, pela recuperação dos serviços públicos e pela valorização do poder local, com a reposição dos meios financeiros para que possam desenvolver as suas atribuições.

Valorizar o mundo rural trata-se de um desafio que a todos nos deve mover e, da parte de Os Verdes, temos defendido o mundo rural com medidas muito concretas: a contratação de mais meios para o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), o apoio específico e aconselhamento técnico para a agricultura familiar, entre outros.

Na discussão de hoje, Os Verdes acompanharão o projeto do PCP, porque corresponde a uma necessidade que reconhecemos como primordial, que é a constituição de uma comissão que seja composta por entidades que detenham todos os pontos de vista do mundo rural.

Voltar