Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
06/03/2020
Debate sobre Recapitalização do Novo Banco – DAR-I-033/1ª
Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Mariana Mortágua, queria começar por felicitá-la pela oportunidade do tema, sobretudo depois daquilo que ficámos a saber hoje de manhã.

De facto, desde o início da crise, os portugueses já pagaram mais de 20 000 milhões de euros a tentar salvar a banca e, quando falamos do problema do Novo Banco, estamos a falar de um problema que se arrasta há já cerca de seis anos. Não vou trazer à colação as responsabilidades do Governo PSD/CDS, que são muitas, direi apenas que o Governo PSD/CDS criou um problema mas não o resolveu e a cada dia que passa vamos percebendo que, afinal, a tal saída limpa está cada vez mais poluída.

Seja como for, o que é verdade é que os contribuintes já estão fartos de pagar as aventuras e as irresponsabilidades dos banqueiros e hoje ficámos a saber, como muito bem disse a Sr.ª Deputada, da tribuna do orador, que a pretensão do Novo Banco aponta para mais 1037 milhões de euros. Mas o pior é que nem sequer sabemos quando é que a torneira se fecha.

Ora, o facto de não sabermos quando é que a torneira se fecha torna ainda mais urgente a necessidade de acabar com a imoralidade que representa aquilo a que temos vindo a assistir e que é muito simples: quando os bancos dão lucro, os acionistas dividem entre eles os lucros aos milhões. Em silêncio — ninguém os ouve! — repartem o bolo e calam-se muito caladinhos. Quando os bancos dão prejuízo, o Estado chama os contribuintes a pagar. Isto não pode continuar a acontecer, é preciso pôr termo a esta imoralidade e a esta injustiça e essa mudança de paradigma devia começar já com o Novo Banco.

Para Os Verdes, a solução que menos onere os contribuintes e aquela que melhor sirva os interesses do País deve ser a solução a adotar para o caso do Novo Banco. Para isso, seria necessário que o Estado tomasse conta do Novo Banco. O Novo Banco tem de estar nas mãos do Estado para, desta forma, o Estado o colocar ao serviço do desenvolvimento do País e da nossa economia, dos interesses dos portugueses, dos interesses do nosso País, porque, como muito bem referiu, Sr.ª Deputada, se o Estado paga, o Novo Banco tem de estar nas mãos do Estado, que é quem paga.

Entretanto, Sr.ª Deputada, nós também entendemos que era importante que os portugueses soubessem, pelo menos, quando é que a torneira se fecha, porque ninguém sabe.

Gostaria, pois, de saber, Sr.ª Deputada, se partilha desta preocupação de Os Verdes.

Voltar