Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
28/09/2020
Debate sobre Região Autónoma dos Açores – DAR-I-001/2ª

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Os Verdes saúdam a intervenção do Sr. Deputado António Ventura, que traz a esta Assembleia preocupações com a Região Autónoma dos Açores.

A proximidade das eleições traz destas lembranças, mas, seguramente, em tempo de pandemia, de medo e de incerteza, os eleitores saberão esclarecer-se sobre os programas que cada força apresentar e saberão decidir, para responder aos problemas que o PSD deixou na região e aos quais o PS não foi capaz de responder.

É, sobretudo, essencial que não se continuem a usar promessas e intenções que não passam disso mesmo. Por isso, Sr. Deputado, vou direta a duas questões que preocupam os Verdes.

Como saberá, foi mais uma vez lançado o concurso para a construção de uma central de incineração de resíduos sólidos urbanos na ilha de São Miguel, depois de ter sido construída uma outra central na ilha Terceira, que está a funcionar muito aquém da sua capacidade. Os Verdes defendem que a abordagem da gestão dos resíduos deve ser feita ao contrário. O que se impõe é a redução drástica a montante, nomeadamente de plásticos que entram nas ilhas — que é um problema grave! —, e uma maior aposta na recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem, acompanhados de tecnologias de tratamento mecânico ou biológico, o que dispensa qualquer sistema de incineração, pois a fração restante nunca será suficiente para que justifique uma nova incineradora. Assim sendo, qual é a posição do PSD relativamente a esta questão?

A outra questão, Sr. Deputado, é a seguinte: qual é a posição do PSD na implementação do projeto de base de lançamento de satélites na ilha de Santa Maria sem que a população seja envolvida e ouvida?

Voltar