Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
06/03/2020
Debate sobre requalificação da EN225 – DAR-I-033/1ª
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Os Verdes acompanham a preocupação vertida na petição pela urgente requalificação da estrada nacional n.º 225 e damos início à nossa intervenção saudando todos os peticionários.

A estrada nacional n.º 225, com uma extensão de 90 km, liga os municípios de Vila Nova de Paiva — entroncamento da estrada regional n.º 329 — a Castelo de Paiva, atravessando os concelhos de Castro Daire, Cinfães e Arouca, constituindo um eixo viário fundamental para o desenvolvimento desta região.

Esta via, que passa por inúmeras povoações, é imprescindível para a mobilidade das pessoas, não só a nível local como para o desenvolvimento económico desta região, onde são claramente visíveis os efeitos da interioridade, tendo também relevância nacional, em particular pelo facto de ligar esta zona do interior do País, com características montanhosas, a uma das principais vias da região, a A24, junto à vila de Castro Daire.

A EN225 é indispensável para o desenvolvimento e atração turística, visto que a beleza do vale do Paiva tem atraído inúmeras pessoas que nesta região podem usufruir da sua qualidade ambiental e da sua paisagem.

A estrada nacional n.º 225 apresenta problemas estruturais, em particular o troço que liga a vila de Castro Daire a Cabril, que se encontra em estado deplorável e em acentuada degradação.

São visíveis inúmeros buracos na via, não existem passeios nas zonas que atravessam as povoações, é visível a degradação da sinalização horizontal, os abatimentos e respetivas irregularidades no piso, a queda de pedras e o risco de desmoronamento de alguns taludes — o último dos quais no início do mês de novembro do ano passado —, a insuficiente proteção lateral e inexistência de guardas de segurança para os motociclistas nos rails colocados. Existem supressões constantes na estrada e ameaças de aluimento de muros de suporte, entre outras situações que colocam em causa a segurança de quem utiliza esta via.

Assim sendo, é necessário promover as indispensáveis condições de circulação em plena segurança, sendo este eixo viário fundamental para o desenvolvimento daquela região, salvaguardando, ao mesmo tempo, o interesse público e a segurança das populações e dos utilizadores.

Os Verdes recomendam ao Governo que promova, com urgência, as obras de requalificação da estrada nacional n.º 225, de forma a garantir a segurança e a redução dos tempos de deslocação despendidos pelas pessoas e empresas que circulam por esta via rodoviária.

Voltar