Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
04/12/2019
Efeitos das alterações climáticas - DAR-I-014/1ª
Intervenção da Deputada Mariana Silva - Assembleia da República, 4 de dezembro de 2019

Sr. Presidente, Sr. Deputado André Silva, concordará que a luta ecologista por um ambiente sadio e pela vivência em harmonia com a natureza é a luta de todos, que tem de contar com os jovens — como, felizmente, assistimos —, mas tem também de contar com os adultos e os mais idosos, porque o compromisso da mitigação das alterações climáticas deve ser de todas as gerações. Por isso, recusamos a luta em defesa do ambiente como peça de divisão entre gerações, entre novos e velhos. Não podemos atribuir hoje as culpas da degradação do ambiente aos que há 40 ou 50 anos iam descalços para a escola, escreviam em ardósias e não sabiam o que era o desperdício alimentar.

A luta em defesa do planeta é a luta entre os que defendem modos de produção sustentáveis e os que exploram os recursos até à sua finitude, para assegurar a apropriação da riqueza, sem se importarem com as consequências para o ambiente, os animais e a vida de homens e mulheres.

Recusamos a luta em defesa do ambiente como parte de contraposição entre os povos da Europa e os povos do sul ou da Ásia, ou de qualquer outra parte do mundo. A questão é que sem se responder às necessidades básicas das populações, estejam elas onde estiverem, teremos sempre a aceitação de ações que para nós são inaceitáveis.

Acompanhamos, saudamos e estamos presentes nas ações dos jovens na defesa do ambiente, mas Os Verdes, Sr.as e Srs. Deputados, não chegaram hoje à luta contra as alterações climáticas e pela mitigação dos seus efeitos, agora que alguns interesses decidiram dar-lhe visibilidade. Já cá estávamos quando se falava do aquecimento global. Estamos cá há décadas a falar e a alertar para as alterações climáticas nos órgãos de poder nacional e local, mas acreditamos que só com a conquista da justiça social poderemos atingir a justiça ambiental, que, cada vez mais, se torna a compreensão central de todos.

É urgente a mudança de políticas para que a mudança do clima não continue desta forma tão adiantada. Não concorda, Sr. Deputado?
Voltar