Pesquisa avançada
 
 
Projetos de Resolução
Partilhar

|

Imprimir página
27/02/2020
Projeto de Resolução - Nº 269/XIV/1ª - Pela urgente construção do novo hospital de Lagos
O Hospital de Lagos não garante as respostas necessárias, no âmbito da saúde hospitalar, às populações residentes, nomeadamente dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, às quais acresce, ainda, um pico de procura, na época balnear, com a presença de inúmeros turistas.

Quando, após a Revolução do 25 de Abril, o Hospital de Lagos passou a integrar o Serviço Nacional de Saúde, melhorou a prestação de cuidados de saúde, tendo sido dotado de diversas valências muito relevantes como um serviço de urgências, serviços de diagnóstico e análises, bloco operatório, maternidade, tendo melhorado também nas condições de internamento. Foi um salto qualitativo que importa relevar.

A verdade é que, desde há cerca de 20 anos a esta parte, o Hospital de Lagos tem vindo a perder valências (como o bloco operatório e a maternidade), e tem sido alvo de um desinvestimento notório, quer ao nível dos recursos humanos, quer ao nível de equipamentos e meios técnicos, que permitam gerar eficácia aos serviços de saúde prestados às populações.

Desde 2017 está integrado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, mas as sucessivas integrações e reintegrações que se verificaram ao longo dos últimos anos não resultaram numa melhoria da capacidade de resposta desta unidade hospitalar.

Conscientes deste problema, e procurando a garantia do direito constitucional à saúde, as populações, os trabalhadores, os autarcas e outras forças da região têm reivindicado, desde há muito, a construção de um novo hospital em Lagos. Para além da necessidade de este retomar valências perdidas e da urgência da concretização de um investimento adequado ao reforço de meios humanos e técnicos, as atuais instalações são efetivamente exíguas e colidem com as Muralhas da Cidade, classificadas como monumento nacional. Não é possível expandir os serviços prestados por este hospital, face à realidade existente, no espaço em que se situa, nem promover o aumento do número de camas, de áreas de consultas e especialidades, e de reforço de valências. Desta forma, a construção de um novo Hospital de Lagos é um imperativo, de modo a adequar as instalações às necessidades de resposta desta unidade hospitalar.

Face a essa premência, o Grupo Parlamentar Os Verdes, apresenta o seguinte Projeto de Resolução:

A Assembleia da República, reunida em Plenário, delibera recomendar ao Governo que tome as diligências necessárias para se dar início ao processo de construção do novo hospital público de Lagos.

Acompanhe aqui o progresso desta iniciativa legislativa.
Voltar