Pesquisa avançada
 
 
Projetos de Resolução
Partilhar

|

Imprimir página
28/04/2021
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1231/XIV/2ª. - Construção de um novo Centro de Saúde na freguesia da Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra
A freguesia da Quinta do Conde é, das três freguesias que compõem o concelho de Sesimbra, a freguesia mais jovem, mas é também a mais numerosa e aquela que mais tem crescido a um ritmo acelerado.

Estas circustâncias têm obrigado a autarquia a um esforço constante e concertado no sentido de que o reforço no investimento das infraestruturas possa acompanhar o mesmo ritmo de desenvolvimento e crescimento do território por forma a que os cidadãos não fiquem desprovidos daqueles que são os serviços mínimos obrigatórios e aos quais têm direito.

Estima-se que na freguesia da Quinta do Conde existam cerca de 33.000 habitantes, dos quais só perto de 16.000 terão médico de família, o que significa que mais de 50% da população não tem qualquer assistência médica.

A população da freguesia da Quinta do Conde tem vindo ao longo de décadas a constatar que o seu direito à Saúde, é posto em causa por sucessivos Governos. Não fosse a luta destas populações, juntamente com as autarquias, Camara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia da Quinta do Conde, e nem a construção das novas instalações para o Centro de Saúde da Quinta do Conde, inaugurado em julho de 2012, se teria alcançado.

Ainda assim, estas instalações viram o seu projecto inicial alterado contra a opinião das autarquias, resultando a referida alteração, numa redução substancial da sua área útil, (estava previsto um edifício com dois pisos, mas com as alterações introduzidas, foi construído um edifício somente com 1 piso), situação que se demonstrou insuficiente para as necessidades da população, e que foi, aliás, reconhecida pelo próprio Director do Centro de Saude, no dia da inauguração e também pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ARSLVT.

Passados nove anos da sua inauguração veio a constatar-se que de facto estas instalações não asseguram os devidos cuidados de saúde à população da freguesia da Quinta do Conde. Segundo dados do portal do SNS, a USF Conde Saúde tem 7 médicos, 7 enfermeiros, 4 secretários clínicos, 9 internos e 12.651 utentes inscritos. A UCSP Quinta do Conde tem 4 médicos, 5 enfermeiros, 6 secretários clínicos, 4 assistentes operacionais e 9.393 utentes inscritos, dos quais 4.156 não possui médico de família.

Face aos números atrás referidos é inegável que para a devida prestação de cuidados de saúde à população da freguesia da Quinta do Conde, assegurando igualmente a atribuição de médico de familia a todos os utentes, são necessários mais profissionais de saúde, que as actuais instalações do Centro de Saúde da Quinta do Conde não tem capacidade para acolher, pelo que é urgente a construção de um novo Centro de Saúde.

Importa referir que existe uma candidatura aprovada ao PORLisboa 2020, para a construção desta nova Unidade de Saúde, de mais de 1 milhão de euros comparticipados a 50%, e a demora no lançamento do procedimento, põe em risco os fundos comunitários. Este projeto está previsto para a zona do antigo Centro de Saúde e a Câmara Municipal de Sesimbra cedeu já 6 lotes para a sua construção e está disponível para trabalhar em parceria com o Governo na concretização deste essencial investimento.

Ao longo dos anos a Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde e a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde da Quinta do Conde têm encetado esforços e alertado para esta situação na freguesia e no âmbito de mais uma diligência promoveram uma petição, que deu entrada na Assembleia da República a 5 de fevereiro de 2020 exigindo:

“- Urgência da construção de um novo Centro de Saúde, para o qual a Câmara Municipal de Sesimbra já se comprometeu na cedência do terreno e projeto, dotando-o de recursos humanos adequados;
- Criação de uma urgência básica no Centro de Saúde, porque os Quinta Condenses, a partir das 20 horas não têm qualquer tipo de assistência clínica, tendo que se dirigir para o mais perto que é o Hospital de Setúbal, que se situa a mais de 20 Km.”

De referir que as urgências dos Hospitais S. Bernardo e Garcia de Orta estão sempre a colapsar e por isso é também necessário um Serviço de Atendimento Permanente das 20:00 às 08:00h na Quinta do Conde, pois em caso de doença aguda, os doentes têm de se deslocar ao Atendimento Complementar em Sesimbra se for até às 21:00h, sendo que a partir dessa hora terão obrigatoriamente de se deslocar ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal ou Garcia de Orta, em Almada.

Não é só a falta de cuidados de saúde que preocupa os autarcas, a população e a Comissão de Utentes da Quinta do Conde, também a falta de uma rede de transportes públicos eficiente dificulta o acesso a cuidados de saúde, particularmente a utentes que não possuam meios de deslocação próprios. Por isso, aliada à reinvindicação da construção de um novo centro de saúde na Quinta do Conde, exigem também a criação de uma urgência básica que funcione das 20:00h às 08:00h.

Recentemente em mais uma acção de reinvindicação por melhores cuidados de saúde na freguesia da Quinta do Conde, fartos de promessas e exigindo garantias e medidas concretas para a célere construção da nova Unidade de Saúde na Quinta do Conde, população, Comissão de Utentes, autarquia e junta de freguesia, promoveram uma tribuna pública no passado dia 9 de abril, na qual o Partido Ecologista Os Verdes esteve presente, aliando-se a esta justa luta por melhores cuidados de saúde.

A Constituição da República Portuguesa no seu artigo 64.º refere que todos têm direito à proteção da saúde e que este deve ser realizado através de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral, tendencialmente gratuito. Neste mesmo artigo no ponto 3 explicita que incumbe ao Estado garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação e também garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde.

Face ao exposto, o Grupo Parlamentar do PEV considera que é urgente dar resposta a esta necessidade na prestação de cuidados de saúde da população da freguesia da Quinta do Conde, de forma a garantir o seu direito à Saúde consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista Os Verdes apresenta o seguinte Projeto de Resolução.

A Assembleia da República delibera recomendar ao Governo que:

1. Proceda com a máxima celeridade ao lançamento do procedimento para a construção do novo Centro de Saúde na freguesia da Quinta do Conde, em terrenos já cedidos pela autarquia, dotado de recursos humanos e materiais, para a devida prestação de cuidados de saúde à população.

2. No sentido de dar resposta aos casos de doença aguda, crie um serviço de urgência básica na Quinta do Conde que funcione entre as 20:00h e as 08:00h.

3. Proceda à atribuição de médico de família a toda a população da freguesia da Quinta do Conde.

Assembleia da República, Palácio de S. Bento, 28 de abril de 2021

Os deputados,

José Luís Ferreira
Mariana Silva

Acompanhe aqui esta iniciativa legislativa
Voltar