Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
23/10/2020
Sobre a apoios sociais aos idosos, dependentes e crianças- DAR-I-013/2ª

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, antes de mais, saúdo o PCP por trazer à discussão esta tão importante matéria, que tem sido cada vez mais alvo de atenção, visto que não é de hoje que se conhecem as dificuldades dos idosos e das pessoas dependentes.

Ao longo dos últimos anos, as famílias viram acentuar-se a necessidade de espaços que lhes servissem de suporte para ser possível conjugar as responsabilidades familiares com as responsabilidades laborais, quer seja no apoio aos seus familiares mais velhos, quer seja na necessidade de uma rede de equipamentos de apoio à infância, com regulação de horários de trabalho que permitam gerir saudavelmente cada situação.

Nos nossos dias, as famílias contam cada vez menos com o apoio direto de familiares e exige-se que a sociedade dê resposta a esta questão, e, ao mesmo tempo, convida mulheres e homens a dividirem as responsabilidades em matéria da educação dos seus filhos.

As dificuldades e as carências referidas pela Sr.ª Deputada não são de hoje. No entanto, a pandemia que vivemos mostrou, de forma clara e evidente, que é necessária a criação de uma rede nacional de lares e de creches para que ninguém fique sem o apoio de que necessita, quer seja nos cuidados de saúde e no combate à solidão, quer seja no direito de desenvolver capacidades de forma saudável, que as creches permitem às crianças.

Assim, Sr.ª Deputada Diana Ferreira, pergunto-lhe se não considera necessária a elaboração, com urgência, de um plano de criação de uma rede pública de creches que cubra todo o País, com vista, sobretudo, à garantia de creche gratuita para todas as crianças até aos 3 anos — como «Os Verdes» propuseram no seu projeto de resolução, que não mereceu o acolhimento desta Assembleia —, permitindo que estes problemas que se intensificaram fossem menos uma preocupação para milhares de famílias.

Voltar