Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
13/01/2021
Sobre a situação nos lares - DAR-I-037/2ª
Sr.ª Presidente, Sr. Deputado João Almeida, saúdo-o por ter trazido este tema tão importante nos dias que vivemos e que nos inquieta a todos.
O índice de envelhecimento em Portugal situa-se perto dos 144%, tendo implicações evidentes sobre a nossa organização social.
Esta situação exige respostas a diversos níveis. Não se pode aceitar que a população idosa, depois de uma vida inteira a trabalhar e a contribuir para o desenvolvimento do País, fique desprotegida, numa fase da vida em que se encontra especialmente vulnerável e, por vezes, isolada, sendo indispensável que se concretizem as medidas para a inclusão social, para o combate ao isolamento e à marginalização social.
Por falta de resposta do Estado, as respostas que hoje encontramos são oferecidas por espaços privados, muitas vezes caríssimos e que não correspondem às necessidades em todo o País. Os poucos lares da rede social estão sobrelotados, sem meios e sem recursos humanos adequados. No entanto, Sr. Deputado, gostaria de perguntar-lhe se concorda com o aumento considerável que está a acontecer agora das mensalidades praticadas em alguns lares. Isto porque, Sr. Deputado, não negamos que haja custos acrescidos para responder às necessidades do combate à pandemia, mas este não é o momento de sobrecarregar quem enfrenta tantas dificuldades, principalmente quando os recursos são quase todos públicos e não são tão pouco quanto isso.
Não podemos ignorar que os valores se tornam insuportáveis para as famílias e incompatíveis com as baixas reformas que os idosos recebem, sobretudo numa altura em que as famílias portuguesas passam por graves problemas económicos.
Voltar