Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
25/11/2020
Sobre o Passe Gratuito Jovem - DAR-I-024/2ª
Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados, o PEV tem-se batido pela redução de custos dos preços dos transportes públicos, na procura de um serviço público de qualidade e a preços acessíveis para promover a sua utilização nas deslocações das pessoas para o local de trabalho, para os estabelecimentos de ensino, para os serviços públicos e, em geral, para garantir o direito à mobilidade das populações.
Sr.as e Srs. Deputados, esta proposta não tem apenas objetivos económicos e sociais, mas tem também diretas repercussões em matéria ambiental. Foi, por isso, que Os Verdes avocaram esta proposta pelo fomento da utilização de transportes públicos pela população estudante.
O passe gratuito para os jovens é mais um passo certo para que seja possível garantir o objetivo da criação de hábitos saudáveis, que terão repercussões no futuro. As crianças e os jovens que se habituarem a optar pela utilização do transporte público nas viagens para a escola ou para os momentos de lazer, mais tarde, enquanto adultos, não procurarão nem sentirão a necessidade de assentar a sua mobilidade no carro particular.
Estamos a falar de uma clara aposta com consequências positivas no presente e no futuro e, portanto, com um responsável grau de sustentabilidade. Sustentabilidade essa que, sublinhe-se, será tanto mais consequente quanto a aposta do alargamento da oferta de transportes públicos se estenda a todo o território e se garanta que, com esse reforço, se reconquista a confiança dos utentes.
Sr.as e Srs. Deputados, a preocupação com o ambiente não pode ficar por declarações simpáticas, por projetos megalómanos para um futuro mais ou menos longínquo ou por acumulação de tarefas num superministério. Faça-se o que está à mão, ainda por cima com custos relativamente reduzidos.
Vote-se a favor dos transportes públicos gratuitos para as crianças e jovens, com o olhar no futuro e o compromisso com o ambiente, aquela promessa que, em nome da pandemia, já parece esquecida.
Voltar