Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - Atual Legislatura - Atividades - Intervenções na AR (escritas)
 
 
Intervenções na AR (escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
24/11/2020
Sobre o Plano Ferroviário Nacional - DAR-I-023/2ª
Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados, Os Verdes sempre defenderam a ferrovia, por ser o meio de transporte mais seguro, mais sustentável e com investimento muito duradouro.
O plano ferroviário nacional tarda, mesmo quando existem compromissos assumidos desde 2015 e mesmo depois de tanto se falar em alterações climáticas e na sua mitigação.
No entanto, as opções foram outras e, depois de um passado em que a opção foi a do encerramento de muitas linhas de comboio em todo o território, é necessário recomeçar.
E necessário recomeçar a partir do ponto em que nem todas as capitais de distrito estão servidas pela linha ferroviária, em que uma parte das linhas está sobrelotada, em que muitos dos horários não servem as populações, em que falta material circulante, estando uma parte do existente obsoleto.
A solução para uma mobilidade amiga das populações e do ambiente passa por um plano ferroviário nacional para Portugal, por assegurar e desenvolver a ligação de todo o território, para que se cumpra o direito à mobilidade.
Este plano continua sem existir, mas, pelas promessas que temos ouvido por parte do Governo, 2021 será o ano de reflexão, de propostas e de planeamento neste setor tão importante para o País e para as populações, que é a ferrovia.
Nesse sentido, porque é urgente dar resposta a esta questão, Os Verdes esperam ver aprovada a proposta sobre o plano ferroviário nacional.
Voltar