Pesquisa avançada
 
 
Intervenção de Abertura - Balanço
Partilhar

|

Imprimir página
9ª Convenção Nacional Ecológica
 

Balanço da Actividade do Partido

Tópicos da Intervenção de Isabel Castro

16 de Maio de 2003

 

AGIR COM OS VERDES
JUNTOS PARA DAR SENTIDO AO FUTURO

BALANÇO 2000 - 2003
QUE BATALHAS POLÍTICAS

QUE ACONTECIMENTOS MARCARAM O MUNDO E O PAÍS

 
QUE TEMAS PAUTARAM A INTERVENÇÃO ECOLOGISTAS E DERAM CORPO AO PROJECTO POLÍTICO DOS VERDES
DIZER-VOS DA DIFICULDADE DE FAZER CONTER EM ESCASSOS MINUTOS TRES ANOS NOS QUAIS OCORRERAM FACTOS, NO PLANO NACIONAL E INTERNACIONAL, QUE SE NÃO ABALARAM O MUNDO, EM TODO O CASO MARCAM NELE O INÍCIO DE UMA NOVA ETAPA E INFLUENCIARAM, DE MODO DECISIVO, BOA PARTE DA NOSSA INTERVENÇÃO EM PORTUGAL, PAÍS ONDE NOS MOVEMOS, COMO PARTIDO POLÍTICO.

ONDE ESTIVEMOS, COMO INTERVIEMOS,

O QUE FOMOS OU NÃO CAPAZES DE DAR CORPO (OU PORVENTURA MARCAR DE MODO DECISIVO) NA AGENDA POLÍTICA, QUE PEGADA DEIXAMOS NA REALIDADE, COM A INTERVENÇÃO POLÍTICA ECOLOGISTA?.

COMO PARTIDO POLÍTICO OS VERDES DEMONSTRARAM SER UM PEQUENO PARTIDO, MAS DECIDIDAMENTE UM PARTIDO NÃO IRRELEVANTE.

TRÊS ESCASSOS ANOS REPLETOS DE ACONTECIMENTOS

2000 CAMPANHA PARA ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. VERDES ESTIVERAM Á MARGEM DO PROCESSO COM TOTAL LIBERDADE DE VOTO.

INÍCIO JANEIRO 2001, 2º MANDATO JORGE SAMPAIO

ENTRETANTO DESDE 1999, VIVIA-SE O 2º GOVERNO DO PS, EM SITUAÇÃO SINGULAR.

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA PARLAMENTAR, 115 DEPUTADOS DA MAIORIA-115 DE TODOS OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO

EM 2000 O PAÍS SERIA ABALADO POR UMA TRAGÉDIA NACIONAL EM GRANDE MEDIDA RESULTANTE DE GRAVES ATENTADOS AMBIENTAIS, COM A QUEDA DA PONTE DE ENTRE OS RIOS E A MORTE DE 56 PESSOAS.

2001 ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

SIGNIFICATIVO AUMENTO DO NÚMERO DE CANDIDATOS

E ELEITOS VERDES. UM TREMENDO REFORÇO DA PARTICIPAÇÃO ECOLOGISTA. NAS ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA, NAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS, MAIS RESPONSABILIDADES NOS EXECUTIVOS CAMARÁRIOS.

UMA PARTICIPAÇÃO INTERVENTORA QUE SE SALDA POR UMA ACTIVIDADE MUITO DIVERSIFICADA E, REGRA GERAL, RICA E POSITIVA.

O BALANÇO DA PARTICIPAÇÃO NUM ACTO ELEITORAL E NUMA CAMPANHA QUE, SE BEM QUE POSITIVO SE REFLECTIU MUITO NEGATIVAMENTE NO PLANO ELEITORAL COM UMA DERROTA ASSINALÁVEL.

13 CAMARAS CDU PERDIDAS E UMA SIGNIFICATIVA PERDA DE MANDATOS, NOMEADAMENTE (cm, am e af) EM ÁREAS DE “TRADICIONAL INFLUENCIA ELEITORAL”. VITORIA DO PSD ISOLADO OU EM COLIGAÇÕES MAIS OU MENOS ASSUMIDAS.

O PS JÁ MUITO DEGRADADO NA SUA IMAGEM EM TERMOS DE GOVERNO SOMOU PESADÍSSIMAS DERROTAS PORTO, SETÚBAL, COIMBRA, SINTRA, CASCAIS, AQUI PONDERADA A DESASTROSA E CORRUPTA GESTÃO.

NA CIDADE DE LISBOA EM QUE PARTICIPÁMOS NA COLIGAÇÃO ALARGADA A DERROTA DA COLIGAÇÃO COM A VITÓRIA TANGENCIAL DA DIREITA NO EXECUTIVO É SINAL GRAVE A QUE SÓ ESCAPA A VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.

UM SIGNIFICATIVO TRIUNFO DA DIREITA PSD, MAS SOBRETUDO DE DERROTA DO PS NAS AUTARQUICAS QUE DETERMINOU A AUTO DEMISSÃO DO 1º MINISTRO ANTÓNIO GUETERRES E A MARCAÇÃO DE ELEIÇÕES EM MARÇO DE 2002.

UMA ELEIÇÃO EM QUE NOS CONFRONTAMOS COM AS DIFICULDADES DE UMA CAMPANHA PRECIPITADAS, ACRESCIDAS DO DESCRÉDITO, DA GENERALIZADA DESCONFIANÇA E DO CRESCENTE DIVÓRCIO DOS CIDADÃOS FACE Á POLÍTICA E AOS QUE NELA SE ENVOLVEM.

DIFICULDADES AINDA PELO DESIGUAL TRATAMENTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL, EXCEPÇÃO FEITA PARA O BE CLARAMENTE PROMOVIDO, ENQUANTO OS VERDES FORAM SILENCIADOS DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL.

A ELEIÇÃO QUE DITOU A VITÓRIA DA DIREITA POR ESCASSA MARGEM, E QUE, MAIS DE UM ANO PASSADO DE SE ENCONTRAR NO PODER EM COLIGAÇÃO, NA SEQUÊNCIA DAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO ( MARÇO DE 2002) DEIXA UMA GRAVISSIMA HERANÇA DE CONFRONTAÇÃO POLÍTICA E DE ATAQUE, SEM PARALELO AO PATRIMÓNIO SOCIAL E AMBIENTAL, QUE ERA MATRIZ DE ABRIL E DA CONSTITUIÇÃO.

CDU NOVA QUEDA ELEITORAL. ELEIÇÃO PARA O PARLAMENTO NACIONAL.

PCP PERDA DE CINCO DOS SEUS DEPUTADOS ( PORTO, BRAGA, 2 EM LISBOA, SETÚBAL).Á DIREITA FOI ESTABELECIDA UMA COLIGAÇÃO DE PODER PSD/PP PARA A VIABILIZAÇÃO DE UM GOVERNO DE MAIORIA.

INDEPENDÊNCIA DE TIMOR - LESTE, MAIO DE 2002.

NO PLANO INTERNACIONAL ELEIÇÃO DE BUSH E A EXTREMA DIREITA DE REGRESSO AO PODER.

OS ATENTADOS DO 11 DE SETEMBRO,

DERIVA SECURITÁRIA EM TODO O MUNDO E LIMITAÇÕES DE DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

ACENTUARAM-SE CLIVAGENS CULTURAIS E SUSPEIÇÃO EM RELAÇÃO AOS ESTRANGEIROS. DISCURSO XENÓFOBO.

OMC NOVOS PASSOS E DESENVOLVIMENTOS NEGATIVOS.

CONTESTAÇÃO AO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL CRESCE DE TOM, EM SEATTLE, EM DOHA, EM SEVILHA.

ENTRETANTO, A CONFERENCIA DE MONTERREY DEFINE O MONTANTE A ATINGIR NA AJUDA AO DESENVOLVIMENTO, PARA OS PRÓXIMOS ANOS, 0,36% PIB. (CERCA DE METADE DO VALOR PROPOSTO PARA AJUDA AO DESENVOLVIMENTO NA CONFERENCIA DO RIO, EM 1992 ), OU, DITO DE OUTRO MODO, O COMPROMISSO PARA O FUTURO É METADE DAQUELE QUE DEVERIA TER SIDO JÁ REALIZADO NOS ULTIMOS 10 ANOS.

DOHA DEFINE EM TEORIA, PASSOS MUITO TÍMIDOS E, APARENTAMENTE MENOS NEGATIVOS, EM RELAÇÃO AO COMÉRCIO MUNDIAL.

CIMEIRA DA TERRA, EM JOHANESBURGO, 10 ANOS DEPOIS DO RIO. BALANÇO DE UM FRACASSO E DE UM RETROCESSO AMBIENTAL E SOCIALMENTE VERIFICADO. OS OBJECTIVOS FIXADOS SÃO MUITO POBRES.

EM GERAL NA EUROPA, CRESCE A INFLUENCIA DA DIREITA QUE CONQUISTA NOVA FORÇA E EMERGE POLITICAMENTE COMO PODER EM PARLAMENTOS E GOVERNOS, VIDE CASOS DE ESPANHA, DE ITÁLIA, DA HOLANDA, DA DINAMARCA, DE FRANÇA.

POR OUTRO LADO, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO É ACELERADO COM O ALARGAMENTO A LESTE DE MAIS 10 NOVOS MEMBROS E COM O AUMENTO DA VELOCIDADE Á MARGEM DOS CIDADÃOS, COM A CONVENÇÃO EUROPEIA E A ELABORAÇÃO DA CONVENÇÃO

PAPEL POSITIVO, O ÚNICO, APESAR DE NOSSA CRÍTICA NA FILOSOFIA EM RELAÇÃO AO PROTOCOLO DE QUIOTO.

E NO PAPEL LIDERANTE DESEMPENHADO, BEM COMO

NA ATITUDE DISTANTE EM RELAÇÃO AO CONFLITO NO IRAQUE.

NO PLANO INTERNACIONAL EMERGEM, DE MODO CONTRADITÓRIO, NOVAS DINÂMICAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TENTATIVA DE ENSAIR POLITICAMENTE RESPOSTAS MAIS OU MENOS BEM CONSEGUIDAS ALTERNATIVAS AO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, EM CURSO, RESPOSTAS MUITO DIVERSIFICADAS EM TORNO DA IDEIA DE QUE OUTRO MUNDO É POSSÍVEL.

CATÓLICOS, E ATEUS, ECOLOGISTAS, PACIFISTAS, COMUNISTAS, RADICAIS (DITOS DE CORES VÁRIAS), SOCIALISTAS, GAYS E LÉSBICAS, CONSUMIDORES, AMBIENTALISTAS, FEMINISTAS, ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DOS ANIMAIS, ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES, DAS ASSOCIAÇÕES DE AGRICULTURA, DO MUNDO RURAL, DA DEFESA DO CONSUMIDOR, SINDICALISTAS, DE DEFESA DO AMBIENTE, DAS ORGANIZAÇÕES DE AGRICULTURA, DE DEFESA DO PATRIMÓNIO, DOS DIREITOS HUMANOS OU DO MUNDO RURAL.

O FORUM SOCIAL MUNDIAL, O PROCESSO DE PORTO ALEGRE. DE FLORENÇA, AGORA DE LISBOA.

UM ESPAÇO NOVO E POLITICAMENTE ALARGADO A QUE SE JUNTOU, OUTRO NA LUTA PELA PAZ.

A AMEAÇA Á PAZ DO MUNDO A PARTIR DA DEFINIÇÃO DA NOVA ESTRATÉGIA NORTE AMERICANA DE DEFESA ESTRATÉGICA, E DO CONCEITO DE GUERRA PREVENTIVA, DESENVOLVIDO DESDE JÁ EM TORNO DO IRAQUE, UM CONCEITO QUE EMERGE COMO O SUPORTE MILITARISTA DE UM PODER TOTALITÁRIO E HEGEMÓNICO DOS EUA, NO DOMÍNIO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS E COM GRAVISSIMAS CONSEQUENCIAS NO PLANO SOCIAL E AMBIENTAL.

UMA ATITUDE DE CONFRONTO QUE RADICA NA MESMA VISÃO UNILATERAL QUE MARCOU A POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO DOSSIER DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.

UMA AMEAÇA QUE GEROU UMA ONDA DE PROTESTO E UM A RESPOSTA GLOBAL, NUM MOVIMENTO DIVERSIFICADO E ALARGADO DE CONTESTAÇÃO Á GUERRA, PELA PAZ E PELO DESARMAMENTO NO MUNDO.

VAMOS POIS VER ONDE ESTIVÉMOS,

COMO INTERVIEMOS

O QUE MUDOU AO LONGO DESTE CURTO E TÃO LONGO PERÍODO?

COMO É QUE OS VERDES UM PARTIDO PEQUENO, SE AFIRMARAM E PROVARAM NÃO SER UM PARTIDO DISPENSÁVEL.

O QUE CONSEGUIMOS, ONDE ESTIVEMOS NA TRANSIÇÃO PARA O NOVO SECULO XXI?

PERANTE OS SEUS PERIGOS E CONTORNOS MAIS REAIS:

O ENRAIZAMENTO DE LIBERALISMO, UMA SOCIEDADE DE INCOMUNICAÇÃO, UM CONFORMISMO GENERALIZADO A PAR DE UM FASCÍNIO PELAS SOLUÇÕES TENDENCIALEMENTE AUTORITÁRIAS E SALVADORES” O PLANETA A SAQUE, AS DISCRIMINAÇÕES GENÉTICAS, O FIM DA VIDA PRIVADA, A INTERNET E AS NOVAS FORMAS DE DOMINAÇÃO E CONTROLO DOS ESPÍRITOS E NECESSIDADE DE DAR CORPO A NOVAS ESPERANÇAS.

PARTILHA DO CONHECIMENTO E DOS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA EVOLUÇÃO CIENTIFICA, UM MOVIMENTO SOCIAL EUROPEU QUE SE CONTRAPONHA EM ALTERNATIVA AO PACTO DE ESTABILIDADE E DE CRESCIMENTO, A NECESSIDADE DE UMA REFUNDAÇÃO DAS PRATICAS SOCIAIS E UM PACTO PLANETÁRIO PELA PREVENÇÃO DOS CONFLITOS, O DESARMAMENTO, A PAZ E O DESENVOLVIMENTO PARTICIPADO, JUSTO E ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO.

NO PLANO DA NOSSA ORGANIZAÇÃO DEFINITIVAMENTE MUITO, EMBORA AINDA POUCO.

A LIGAÇÃO ENTRE NÓS, FAVORECENDO A REFORÇO DA PARTICIPAÇÃO, DA INFORMAÇÃO E NO FUNDO GARANTINDO UMA MAIOR PROXIMIDADE ENTRE O PARTIDO E OS SEUS ADERENTES, MAS ENTRE O PARTIDO, OS SEUS ELEITOS E ELEITORES FOI CONSEGUIDA.

A PROVÁ-LO FINALMENTE UM SITE QUE NOS PÔS A COMUNICAR E EM LIGAÇÃO COM TRANSPARÊNCIA AO MUNDO.

A COMUNICAÇÃO EM REDE COM OS ELEITOS VERDES NAS FREGUESIAS, NAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS E ENTRE TODOS OS QUE INTERVEEM POLITICAMENTE AO NÍVEL LOCAL É IGUALMENTE UMA REALIDADE, PORVENTURA A ALARGAR NA CONSULTA E ENTRE TODOS AQUELES QUE DELA DEVEM PODER BENEFICIAR.

A FOLHA VERDE ESSA VELHA ASPIRAÇÃO TORNOU-SE REALIDADE, INSTALOU-SE COMO UMA SAUDÁVEL ROTINA, QUE PORVENTURA PODE AINDA SER MUITO MELHORADA.

NO PAÍS EM REGIÕES, COMO O NORTE E O PORTO MUITO EM CONCRETO, QUE NO PASSADO TIVERAM UM IMPORTANTE PESO E COLECTIVOS DINÂMICOS E QUE POR MÚLTIPLAS RAZÕES TINHAM SIDO DEIXADAS AO ABANDONO, O INVESTIMENTO FEITO COMEÇOU A DAR FRUTOS, MULTIPLICOU A NOSSA VISIBILIDADE E CAPACIDADE INTERVENTIVA.

DEPOIS DE UM LONGO SILENCIO O DEBATE FOI RELANÇADO – debate sobre ambiente urbano, a conferencia de johanesburgo - E SERÁ SEGURAMENTE DA SUA QUALIDADE, DIVERSIDADE, ABRANGÊNCIA E CONTINUIDADE QUE DEPENDERÁ EM GRANDE MEDIDA OS SEUS RESULTADOS.

IMPORTA AGORA APROFUNDÁ-LO, MELHORANDO A SUA QUALIDADE, A PREPARAÇÃO DOS NOVOS COMPANHEIROS, RESTABELECENDO PONTES COM ANTIGOS COMPANHEIROS CUJA COLABORAÇÃO IMPORTA SABER RECUPERAR.

TAMBÉM NO ALGARVE, REGIÃO TRADICIONALMENTE DIFÍCIL FOI POSSÍVEL EM 3 MOMENTOS PELO MENOS IMPULSIONAR DEBATES, EM TORNO DO PONTAL (gov.civil), DOS PROBLEMAS DA RIO FORMOSA, DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS COM OS VERDES DO MEDITERRÂNEO, DA GESTÃO DAS ZONAS COSTEIRAS ( A PROPÓSITO DO POOC VILAMOURA VILA REAL STº ANTÓNIO) E IDENTIFICAR, DEPOIS DE UM LONGO INTERREGNO, CONDIÇÕES PARA UMA INTERVENÇÃO ECOLOGISTA CONSISTENTE, ABERTA E PARTICIPADA, COM TODA A VANTAGEM A APROFUNDAR EM TORNO DE QUESTÕES ESSENCIAIS PARA O FUTURO DAQUELA REGIÃO .....

E SE ESTAS FORAM ETAPAS E CAMINHOS DO PROCESSO DE RELANÇAMENTO DO PROJECTO ECOLOGISTA, OUTROS FORAM OS MEIOS DE INTERVENÇÃO POLÍTICA QUE SUSCITARAM A NOSSA ATENÇÃO.

REFIRO-ME Á CAMPANHA TEMÁTICA EM TORNO DA MOBILIDADE, UMA QUESTÃO CHAVE PARA O NOSSO FUTURO E QUE REQUER UMA ABORDAGEM CULTURAL E POLITICAMENTE DISTINTIVA.

E QUE, A PRETEXTO DAS BICICLETAS, CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE PARA ESTABELECER CONTACTOS, CRIAR LIGAÇÕES, SENSIBILIZAR, DE NORTE A SUL DO PAÍS CIDADÃOS, MUITO EM ESPECIAL OS MAIS JOVENS PARA A ADESÃO Á IDEIA DE CRIAÇÃO DE PISTAS CICLÁVEIS E PARA A COLABORAÇÃO, NALGUNS CASOS MANTIDA COM OS VERDES.

UMA INICIATIVA, OUTRA DOS VERDES EM CURSO, EM TORNO DA AGUA, COMO CAMPANHA NACIONAL E PÚBLICA JUSTIFICADA PELO ATENTADO CONTRA UM BEM PATRIMONIAL QUE REQUER UMA OUTRA CULTURA, NA SUA UTILIZAÇÃO E GESTÃO, UMA DEFESA ACTIVA CONTRA A ANUNCIADA PRIVATIZAÇÃO E ENTREGA AO MONOPÓLIO DOS PRIVADOS DE UM RECURSO SUPORTE DE VIDA QUE NÃO PODE FICAR , QUER NA QUALIDADE, QUER NO PREÇO, REFÉM DA LÓGICA DOS MERCADOS.

INTERVENÇÕES TEMÁTICAS A QUE SE SOMARAM OUTRAS DOS VERDES EM TORNO DO NUCLEAR, E DA SEGURANÇA FACE A SUA CONSTANTE AMEAÇA, À ESCALA PLANETÁRIA.

CONTRA OS SEUS PERMANENTE RISCOS, ATRAVÉS DOS PROTESTOS, NA AR A PRETEXTO DAS DECLARAÇÕES DA COMISSÁRIA EUROPEIA DE ENERGIA, A PROPÓSITO DE QUIOTO, QUER PELA PRESENÇA DE SUBMARINOS NAS NOSSAS AGUAS, QUER PELA AMEAÇA RESULTANTE DA SUA REGULAR PASSAGEM E CRUZAMENTO COM NAVIOS COM CARGAS RADIOACTIVAS, CONCRETAMENTE DE PLUTÓNIO.

QUER PELO SISTEMÁTICO RECUPERAR DA IDEIA DO CEMITÉRIO NUCLEAR.

O COMBATE DOS VERDES, A QUE SE JUNTOU O DO ALERTA CONSTANTE E DENUNCIA PÚBLICA DOS CRIMES AMBIENTAIS COMETIDOS, ALERTAS SOBRE A CORRUPÇÃO, A ESPECULAÇÃO E O ESCANDALOSO ASSALTO DO BETÃO NA NOSSA COSTA, MUITO EM ESPECIAL NO PARQUE NATURAL SINTRA CASCAIS E NO LITORAL ALGARVIO.

INTERVENÇÃO PERMANENTE DOS VERDES DANDO CONSTANTE VOZ À NATUREZA, AOS CIDADÃOS, CONTRA POR EXEMPLO A PILHAGEM DAS AREIAS E A INDÚSTRIA ILEGAL DESTE VERDADEIRO PETRÓLEO BRANCO, SEJA NO TEJO, SEJA NO DOURO, CUJA DRAMÁTICA HERANÇA AS VITIMAS DE ENTRE OS RIOS, COM A SUA VIDA PAGOU.

A INTERVENÇÃO ACTIVA DOS VERDES POR UMA NOVA PEDAGOGIA E DE ENCONTRO E DEBATE EM TORNO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CRUZANDO EXPERIÊNCIAS, SABERES E CONHECIMENTOS DE INTERVENÇÃO CULTURAL E DE DINAMIZAÇÃO PELO AMBIENTE DE PROFESSORES ECOLOGISTAS.

A INTERVENÇÃO DOS VERDES, AINDA, ESTIMULANDO O DEBATE, O CONHECIMENTO TÉCNICO E CIENTIFICO O APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DAS VISÕES PARA MELHOR SUSTENTAR A INTERVENÇÃO POLÍTICA AUMENTANDO

COM AUDIÇÕES COM PERITOS SOBRE AS EXTRACÇÕES DE INERTES,

A CONVÉNIO LUSO ESPANHOL,

A AGUA E AS IMPLICAÇÕES DA SUA PRIVATIZAÇÃO

A ENERGIA NAS SUAS MÚLTIPLAS VERTENTES CONSIDERADA, AS RENOVÁVEIS, NA MOBILIDADE, NO ECO URBANISMO,

A VIOLÊNCIA NOS MEDIA.

UMA ACÇÃO INTERVENTORA EM DOMÍNIOS ESSENCIAIS AINDA COMO O TEM SIDO OS DA SEGURANÇA AMBIENTAL E DA PREVENÇÃO DO RISO, NA ÓPTICA DA QUALIDADE DE VIDA E DA SAÚDE.

ACÇÃO ESSA TRADUZIDA EM PROJECTOS ATÉ AGORA VIABILIZADOS. EM RELAÇÃO AOS RISCOS DAS MINAS ABANDONADAS DÃO COMPLEXO DA URGEIRIÇA, DO AMIANTO E DO SEU ABANDONO EM TERMOS DE CONSTRUÇÃO.

DA DEFINIÇÃO DE REGRAS DE SEGURANÇA NA INSTALAÇÃO DE REDES DE TELEMÓVEIS E LINHAS DE ALTA TENSÃO.

DE ALARGAMENTOS DOS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO E REFORÇO DE CIDADANIA, NOMEADAMENTE COM O ENVOLVIMENTO DOS DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO DOS DEFICIENTES.

LEIS ANTI DISCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO AOS DIFERENTES HANDICAPES, INCLUINDO OS CIDADÃOS COM HIV SIDA.

PERMANENTES CHAMADAS DE ATENÇÃO E VITÓRIAS PONTUAIS NOS DOMÍNIOS DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS EM MEIO PRISIONAL, MANTENDO-SE POR ULTRAPASSAR A VELHA QUESTÃO DA TROCA DE SERINGAS.

BATALHAS DOS VERDES GANHAS TAMBÉM NO PLANO POLÍTICO NO ESPAÇO INSTITUCIONAL, A ASSEMBLEIA DA REPUBLICA.

AO FIM DE ANOS PELA CONSAGRAÇÃO, NÃO VIVÊNCIA HÁ LAMENTAVELMENTE QUE O RECONHECER, DOS DIREITOS DAS FAMÍLIAS QUE VIVEM EM UNIÃO DE FACTO.

DA NÃO DISCRIMINAÇÃO E PROTECÇÃO LEGAL DOS CASAIS DE GAYS E LÉSBICAS.

VITÓRIAS DOS VERDES NA MELHORIA DO ENQUADRAMENTO JURÍDICO DOS ABUSOS SEXUAIS CONTRA MENORES, MUITO ANTES DE A QUESTÃO ESTAR, COMO ACTUALMENTE O ESTA, NA AGENDA POLÍTICA, DEVIDO À PEDOFILIA.

A INTERVENÇÃO POLÍTICA DOS VERDES QUE JOGA NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA UM ESPAÇO IMPORTANTÍSSIMO DE INTERVENÇÃO POLÍTICA QUE IMPORTA NÃO IGNORAR, ANTES VALORIZAR, DIVULGAR E, COM ACÇÕES POLITICAS NO ESPAÇO EXTERIOR ALARGAR A DIVULGAR.

EM TODO O PROCESSO DA CHAMADA CO-INCINERAÇÃO E DE LIDERANÇA DO PROCESSO DE DEBATE E LEGISLATIVO QUE O FOI, EFECTIVAMENTE, DOS VERDES EM PRIMEIRO LUGAR, NO GIZAR, DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM DA POLÍTICA PARA OS RESÍDUOS INDUSTRIAIS, ENUNCIADA MAS NÃO EXECUTADA.

EM MATÉRIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR A PROPÓSITO DOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS E DAS QUESTÕES DA ROTULAGEM.

EM RELAÇÃO AO CENTRAR A ATENÇÃO SOBRE OS DOSSIER FUNDAMENTAIS DA AGENDA INTERNACIONAL, COM INICIATIVAS EM RELAÇÃO AO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E AO PROGRAMA DE ACÇÃO PARA O CONCRETIZAR.

NA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS FEITA PELOS VERDES PARA A PROMOÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO

NO PAPEL INTERVENTOR E MÚLTIPLO EM RELAÇÃO À CATÁSTROFE ECOLÓGICA COM O PRESTIGE, COM DIVERSAS INICIATIVAS LEGISLATIVAS – CORREDORES ECOLÓGICOS, VTS, PROIBIÇÃO NAVIOS DE CASCO ÚNICO COM FUEL PESADO, NÃO ACESSO NAVIOS DA LISTA NEGRA NAS AGUAS ZEE E COSTEIRAS, PLANO DE PREVENÇÃO E DE COMBATE Á POLUIÇÃO.

A DA MELHORIA DA QUALIDADE DO AR INTERIOR E DEFINIÇÃO DE REGRAS DE PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS NÃO FUMADORES.

UMA ACÇÃO INTERVENTIVA SINGULAR, A DOS VERDES NO PLANO INSTITUCIONAL QUE CULMINOU RECENTEMENTE COM UMA INTERPELAÇÃO AO GOVERNO, CENTRADA SOBRE POLITICAS DE AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO, MAS NÃO SE ALHEOU DE QUESTÕES ESSENCIAIS.

NA ABORDAGEM DOS PROBLEMAS DOS CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA, NO SISTEMA PRISIONAL, NA QUESTÃO DA SEGURANÇA E DOS RISCOS DO EVENTUAL LEVANTAMENTO DA MORATÓRIO SOBRE OS OGM.

SOBRE A CORRUPÇÃO, A EVOLUÇÃO DO ENSINO ESPECIAL, A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR, A GESTÃO INTEGRADA DO LITORAL E OS ESCÂNDALOS DO BETÃO.

UMA ACÇÃO QUE SE ALARGOU E MULTIPLICOU FRENTE Á INTERVENÇÃO BELICISTA ANGLO AMERICANA E À POSIÇÃO DO GOVERNO PORTUGUÊS, EXPRESSA NUM ALINHAMENTO ACRÍTICO QUE JUSTIFICOU A NOSSA APRESENTAÇÃO DE UMA MOÇÃO DE CENSURA.

RAZÕES MÚLTIPLAS QUE SÃO UM PRECIOSO PATRIMÓNIO POLÍTICO DOS VERDES NA CREDIBILIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO PROJECTO ECOLOGISTA, HOJE COM UMA PROFUNDIDADE E UMA QUALIDADE DE UMA IDENTIDADE MUITO PRÓPRIA E MAIS ADULTA.

A DINÂMICA FEITA AINDA DOS OUTROS ESPAÇOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL, MOVIMENTOS QUE EMERGEM E AOS QUAIS DEVEMOS, SEM RESERVAS, ABRAÇAR E ESTIMULAR, CONTRARIANDO EVENTUAIS TENDÊNCIAS DE ANTI PARTIDARISMO QUE HIPOTETICAMENTE SE POSSAM MANIFESTAR.

PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. FLORENÇA, SEVILHA, PORTO ALEGRE, NUMA DINÂMICA QUE IMPORTA NÃO IGNORAR E CONTRIBUIR PARA ENRAIZAR.

UMA FRENTE OUTRA, AINDA DE PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO COLECTIVA NO MOVIMENTO PELA PAZ QUE, É NOSSO ENTENDIMENTO, DEVEMOS SER MANTIDA E REFORÇADA PERANTE NOVOS PERIGOS QUE ENSOMBRAM O FUTURO DA HUMANIDADE.