Pesquisa avançada
 
 
Intervenções na AR
Partilhar

|

Imprimir página
30/04/2009
Acontecimentos na escola de Fafe
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia –
pedido de esclarecimento sobre acontecimentos na Escola de Fafe
(imagens de crianças no tempo de antena do PS).
 
 
 
 
Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Ana Drago,
Os Verdes continuam a dizer que se passam coisas muito esquisitas neste País e há por aí alguns sinais que devem merecer a nossa preocupação.
Eu quero pegar, justamente, em dois casos, que já aqui foram falados, relativos à educação, para poder fazer uma comparação e pedir um comentário à Sr.ª Deputada.
Já aqui foi falada a questão da utilização abusiva de imagens de crianças com o seu Magalhães num tempo de antena do Partido Socialista. Costuma dizer-se, em abono da verdade, que «o desconhecimento da lei não aproveita a ninguém», mas o PS quer que aproveite a si próprio. Mas é evidente que nós também consideramos que é preciso saber mais e ter mais respostas do que um mero pedido de desculpa. Ele valerá o que vale, mas é preciso que nos dêem mais informações sobre esta utilização abusiva das crianças e também dos meios do Estado em prol do Partido Socialista.
Noutro canto do País, mais concretamente em Fafe, depois de uns meses de protestos dos estudantes, aquando de uma visita da Ministra da Educação, eis que inspectores da Educação se deslocam à escola e fazem um interrogatório aos estudantes, aos alunos, individualmente, no sentido de perceberem aquilo que se passou na recepção à Ministra. Esses alunos foram sujeitos a um interrogatório pessoal, onde lhes foi perguntado como é que tinham sabido da ida da Ministra à escola, se lhes tinham sido marcadas faltas, quem é que se tinha lembrado da manifestação e outras coisas do género.
Ora, aquilo que pergunto a todos os Srs. Deputados e à Sr.ª Deputada Ana Drago em concreto é se não encontram uma discrepância total entre estas duas situações no apuramento das responsabilidades e se, por acaso, não encontram duas situações profundamente abusivas, uma por omissão e outra por acção.
Os Verdes querem aqui garantir que estamos preocupados com estes sinais que nos são dados de vez em quando e queremos que o Partido Socialista esteja atento, porque o povo português não pode tolerar estes sinais e estes abusos com que somos permanentemente confrontados. E, designadamente — permitam-me que o diga — uns dias depois do 25 de Abril, é sempre bom lembrar estes sinais abusivos.
Voltar