Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
26/01/2012
Apresentação do Projecto de Resolução do PEV - Recomenda ao Governo a suspensão imediata de todas as deliberações e ações que ameacem a linha ferroviária do Tua e propõe a criação de um grupo de trabalho que avalie as potencialidades da linha
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Apresentação do Projecto de Resolução do PEV - 192/XII (1.ª) — Recomenda ao Governo a suspensão imediata de todas as deliberações e ações que ameacem a linha ferroviária do Tua e propõe a criação de um grupo de trabalho que avalie as potencialidades da linha para o desenvolvimento da região
- Assembleia da República, 26 de Janeiro de 2012 –

Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Quero afirmar, nesta Câmara, que ocorreu hoje um acidente na barragem em construção de Foz Tua, o qual fez três vítimas mortais, a cujas famílias Os Verdes querem manifestar a sua maior consternação.
Mas, Sr.as e Srs. Deputados, a morte de pessoas em acidentes que se deram na linha do Tua levaram prontamente o poder político a suspender — provisoriamente, dizia-se então — a linha ferroviária do Tua.
Agora, esperemos que a mesma prontidão política se dê para que este acidente, que demonstra falta de segurança na construção da barragem do Tua, implique a suspensão imediata da sua construção.
Não, Sr.as e Srs. Deputados, aqui não há duas bitolas, porque há pessoas concretas. Não está em questão a EDP e por isso os senhores não se preocupam, mas as questões de segurança são para ser asseguradas imediatamente.
Sr.as e Srs. Deputados, quero, por outro lado, saudar não só, como óbvio, todos os peticionários que dirigiram esta petição à Assembleia da República mas também o Sr. Deputado relator Bruno Dias, que fez um relatório, de facto, bastante meritório e bastante esclarecedor relativamente ao objeto desta petição.
Sr.as e Srs. Deputados, esta petição vem demonstrar e provar o peso do amplo movimento que está criado em Portugal relativamente ao reconhecimento da importância da linha ferroviária do Tua como património único, não apenas a nível local e nem apenas a nível nacional, mas também a nível internacional. É um amplo movimento que vê uma brutal potencialidade na linha que só a CP e o Governo deste País é que não conseguem ver!
Os Verdes apresentam, em conjunto com esta petição, um projeto de resolução, que propõe a suspensão das ameaças à linha ferroviária do Tua.
Perguntam os Srs. Deputados: suspender para quê? Para fazer o que nunca foi feito e que é urgente fazer: que se proceda, a nível nacional, a um estudo sobre as potencialidades daquela linha ferroviária para o desenvolvimento concreto daquela região, designadamente a nível turístico. A Espanha faz esse aproveitamento, em França faz-se esse aproveitamento, na Suíça também, tal como em tantos países da Europa e do mundo. Em Portugal, o que se faz? Com base em dados falsos da CP, com base na sonegação de informação da CP, com base na desarticulação propositada das linhas do Corgo, do Tâmega e do Tua com a Linha do Douro, com a mudança de horários de desarticulação total da linha, a CP o que faz, com a anuência completa do Governo, é acabar com a linha do Tua. Tudo isto para ceder à EDP, repito, tudo isto para ceder à EDP!
Termino, Sr.ª Presidente, dizendo o seguinte: desde 2006 que Os Verdes têm trazido esta questão, recorrentemente, à Assembleia da República.
Sr.as e Srs. Deputados, estamos a entrar na última oportunidade para salvar a linha do Tua e os senhores pensem bem porque, se votarem contra o projeto de resolução de Os Verdes, estão a assumir-se como Deputados que, coletiva e individualmente, assumem o papel de «coveiros» do vale do Tua e, quem sabe, do Alto Douro Vinhateiro, que é ainda hoje Património da Humanidade.

Voltar