Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
19/06/2013
Apresentação do projeto de resolução n.º 769/XII (2.ª) — Combater o desemprego jovem
Intervenção do deputado José Luís Ferreira
Apresentação do projeto de resolução n.º 769/XII (2.ª) — Combater o desemprego jovem (Os Verdes), tendo sido aprovados os pontos 2, 14 e 15 e rejeitados os restantes
- Assembleia da República, 19 de Junho de 2013 –

Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Carlos Alberto Gonçalves, nem sei o que diga… Ouvi-o fazer o elogio da emigração. Provavelmente, o Sr. Deputado nem consegue distinguir imigração de emigração. São conceitos muito diferentes.
Face à convicção com que falou, apetecia-me perguntar se é esse o conselho que dá aos seus filhos. Mas não é isso que vou perguntar.
Ouvi hoje, da sua boca, o impulso para a emigração, e são estes impulsos do Governo que levaram 120 000 portugueses a procurar emprego no estrangeiro, apenas no último ano — e não são Os Verdes que o dizem, são os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística.
O saldo migratório do ano passado regressou aos níveis dos anos 80 e é, aliás, um dos mais negativos dos últimos 33 anos. Os impulsos do Governo estão a obrigar cada vez mais portugueses a saírem do País, e tanto assim é que este saldo migratório, a que se refere o INE, mostra que esta inversão de tendência (que, aliás, já não se verificava há décadas) deve-se essencialmente ao aumento das saídas.
Ainda esta semana o Eurostat publicou os últimos dados sobre empregos disponíveis na zona euro e, da análise desses dados, o que se conclui é que Portugal é o segundo País da moeda única com menos vagas disponíveis — apenas o Chipre tem menos empregos disponíveis do que Portugal. Portanto, não é necessário grande esforço para perceber que nós ou mudamos de política ou estamos desgraçados. E como o Governo já disse que não quer e que não está para aí virado, para mudar de políticas, de facto, a solução era que o Governo pegasse nas malas, na «mala de cartão», e fosse lá para fora, emigrasse e deixasse de chatear os portugueses.
Sr. Deputado, tenho uma pergunta para lhe fazer: durante a campanha eleitoral, virou-se para os seus eleitores e, com a convicção com que falou aqui hoje, disse-lhes: emigrem! Foi assim?
Voltar