Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
16/09/2013
Bombeiros portugueses e incêndios florestais – pedido de esclarecimento
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Bombeiros portugueses e incêndios florestais – pedido de esclarecimento
- Assembleia da República, 16 de Setembro de 2013

Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Pedro Pinto, não sei se aquilo que o Sr. Deputado veio fazer hoje, no âmbito desta declaração política, foi um ensaio para algum comício que terá logo à noite, em Sintra. Não sei, mas talvez o Sr. Deputado o possa dizer.
Julgo que o Sr. Deputado não veio aqui pedir conselhos, mas, face àquilo que disse da tribuna, sinto-me legitimada para lhe dar um conselho: esconda a primeira parte da sua intervenção, se for um ensaio para algum comício em Sintra.
Sr. Deputado, por alguma razão os candidatos do PSD procuram esconder o símbolo do PSD.
O Sr. Deputado vai fazer uma figura triste se, porventura, disser aquilo que disse na primeira parte da sua declaração política. Sabe porquê? Porque os portugueses não se identificam com o País que o Sr. Deputado criou na sua intervenção, pois não é o País em que eles vivem ou o País que sentem.
O Sr. Deputado disse: «O Governo vai cortar nas pensões mais altas», como se isso fosse uma senda de justiça que vai grassar pelo País. Pergunto: o que são pensões mais altas? O Sr. Deputado tem o descaramento de dizer que pensões de 600 ou de 700 € são altas?!
Sr. Deputado, por favor, explique aos portugueses o que são pensões altas. O que são pessoas carenciadas para o Sr. Deputado?
O Sr. Deputado diz que vê a dívida a chegar a bom porto?! Todos nós vemos a dívida a escalar! Não percebo onde é que está o sucesso que o Sr. Deputado referiu da tribuna.
O Sr. Deputado falou na economia. Fiquei com dúvidas, mas fará o favor de me esclarecer qual é a previsão de recessão ou de crescimento para o final do ano de 2013. Ter-se-á alterado, Sr. Deputado? É capaz de fazer o favor de nos informar? Coloco-lhe estas questões porque «não bate a bota com a perdigota».
O Sr. Deputado não se escandalizou com a questão do desemprego, mas as pessoas que também o ouvem nos seus comícios, se calhar, querem ouvir falar disso.
Sabe por que é que não se escandalizou? Para não ter que trazer soluções, porque os senhores não as têm.
O Sr. Deputado disse que era necessária uma reforma do Estado, mas fê-lo só em geral, não concretizou o que é que isso significava. O Sr. Deputado disse assim: «Vamos reformar o Estado». Às vezes, até parece uma coisa simpática, reformar o Estado é um chavão. Mas não, não é nada simpático, porque reformar o Estado, para os senhores, é só cortar na vida concreta das pessoas: na educação, na saúde, na segurança social, no acesso à justiça, em tudo!
Os senhores, quando falam de reforma do Estado, referem, por exemplo, o despedimento de milhares de funcionários públicos ou, em alternativa (veja bem, Sr. Deputado), pôr funcionários públicos na mobilidade, os quais no final de um ano ficam praticamente sem forma de subsistência.
É esta a justiça que o senhor quer levar para Sintra, Sr. Deputado?! Este é o modelo de Estado que o senhor quer transportar para Sintra?! Não! Os munícipes de Sintra não merecem isso!
Voltar