Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
14/06/2012
Canal Parlamento através da televisão digital terrestre
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Canal Parlamento através da televisão digital terrestre
- Assembleia da República, 14 de Junho de 2012 –

Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: No próximo ponto da ordem de trabalhos vamos discutir o processo de instalação da televisão digital terrestre em Portugal e, nessa altura, teremos oportunidade de reafirmar a nossa posição relativamente a este processo que, na nossa perspetiva, ficará marcado pela completa ausência do interesse público.
Ausência de interesse público nas decisões do Governo, que levaram a que milhares e milhares de portugueses ficassem sem acesso à televisão e, também por isso, vão ficar sem acesso ao Canal Parlamento.
Isto já para não falar do facto da introdução da televisão digital terrestre não ter representado um salto em termos de oferta televisiva, ao contrário do que aconteceu por toda a Europa.
Relativamente às duas iniciativas legislativas que agora discutimos, um projeto de lei e um projeto de resolução, que é, aliás, subscrito por todos os grupos parlamentares, queria começar por registar o consenso conseguido nesta matéria para que a Assembleia da República disponibilize o sinal da sua rede interna de vídeo para efeitos da distribuição de emissões parlamentares nos serviços da televisão digital terreste.
Com estas iniciativas legislativas, pretende a Assembleia da República levar o serviço televisivo do Canal Parlamento a todos os portugueses, e só não será em iguais condições para todos porque o processo de instalação da televisão digital terrestre, infelizmente, está a levar, como disse há pouco, a que milhares e milhares de portugueses tenham de pagar para ter acesso à televisão e, nesta perspetiva, fica fragilizada a vocação universal deste serviço.
De qualquer forma, ao levar o serviço televisivo do Canal Parlamento aos portugueses, esta Assembleia está a fazer a sua parte. Falta agora que o Governo faça a parte que lhe compete, isto é, que trate de assegurar que a televisão digital terrestre chegue a todos e em iguais condições, para que todos, e em iguais condições, tenham acesso aos trabalhos da Assembleia da República, para que todos, e em iguais condições, tenham acesso ao Canal Parlamento.
Quando assim for, quando o Governo garantir o acesso a todos e em iguais condições ao Canal Parlamento, então, concluiremos o passo que esta Assembleia está hoje a dar, um passo que, para Os Verdes, representa um verdadeiro aprofundamento da democracia, que vai certamente reforçar a transparência da atividade politica e também aproximar os eleitores dos eleitos, permitindo que os portugueses acompanhem os trabalhos da Assembleia da República.
Foi por isso, aliás, que Os Verdes também subscreveram estas iniciativas legislativas, esperando agora que o Governo faça o que tem de fazer, isto é, que garanta o acesso a todos e em iguais condições à televisão e, por maioria de razão, também ao Canal Parlamento. 

Voltar