Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
11/12/2014
Debate sobre política de juventude e solidariedade intergeracional
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Debate sobre política de juventude e solidariedade intergeracional
- Assembleia da República, 11 de Dezembro de 2014 -

Sr.ª Presidente, Sr. Secretário de Estado, ainda há pouco, o senhor estava muito melindrado, porque achava que o Governo devia falar depois dos grupos parlamentares, uma vez que precisa de conhecer qual é a sua posição. Lamento, Sr. Secretário de Estado, mas, tal como estava a dizer há pouco relativamente a outra matéria, há uma continuidade, o debate não começa e acaba aqui. Lamento dizê-lo, se era essa a sua vontade.
Quero dizer-lhe que, em junho do ano passado — e tenho muita pena que o Sr. Secretário de Estado não tenha estado presente como está hoje —, Os Verdes trouxeram a discussão um projeto sobre juventude centrado, fundamentalmente, no combate ao desemprego jovem.
Não o vi cá, Sr. Secretário de Estado! Queria tanto dar-lhe a conhecer a posição de Os Verdes, mas o Sr. Secretário de Estado não teve interesse!… Lamento, mas agora não faça fitas!
Um jovem que tivesse ouvido o Sr. Secretário de Estado diria, neste momento: «Mas que grande azar o meu!… Este País está absolutamente magnífico, pelos vistos todos os jovens estão absolutamente encantados, só eu é que ando nesta desgraça!…»
Sr. Primeiro-Ministro… Desculpe, Sr. Secretário de Estado — não sei se algum dia lá chegará, mas espero que não, dada a filiação partidária!… — quero relembrar-lhe alguns factos de que, julgo, um Secretário de Estado da Juventude tem de ter a absoluta noção: 30% dos jovens do seu País estão em risco de pobreza; os senhores retiraram abono de família a mais de 200 000 crianças e jovens; os senhores empurraram jovens para a emigração porque lhes fecharam a porta das oportunidades cá em Portugal, pelo que eles tiveram de procurar oportunidades, designadamente de trabalho, noutros países; os senhores criam estágios para formar os jovens para a precariedade.
Está a entender, Sr. Secretário de Estado?
Mais: os senhores acabaram com os passes 4-18 e Sub23. Preciso de lhe recordar todas estas coisas, Sr. Secretário de Estado?
Os senhores fazem com que os jovens tenham falta de condições económicas para gerar a sua autonomia, vivendo eternamente, na vossa perspetiva, na casa dos pais, porque não têm outra oportunidade. É por isso, Sr. Secretário de Estado, que os senhores andam a promover uma política errática e errada de juventude.
Quero dizer-lhe, com todas as letras, que os senhores negam a emancipação dos jovens, e essa é a pior política de juventude que algum Governo pode promover.
Voltar