Pesquisa avançada
 
Votos e Moções
Partilhar

|

Imprimir página
12/04/2013
DECLARAÇÃO DE VOTO SOBRE O VOTO Nº 121/XII (Voto de condenação e preocupação pela escalada de tensão na península coreana)
O PEV está extremamente preocupado com a crescente tensão que se vive na península coreana.
Para a análise dos factos, Os Verdes não esquecem o ato de loucura cometido pelos EUA, quando decidiram invadir o Iraque mentindo ao mundo, alegando a presença de armas de destruição em massa naquele território, que não existiam! Nem ignoramos que todos os países que fizeram acordos com os EUA, para destruição de armas não convencionais, foram depois invadidos pelos norte-americanos. Nem fazemos de conta que não percebemos que os EUA têm o objetivo de reforçar a sua posição geo-estratégica na região Ásia-Pacífico, com vista a um posicionamento estratégico sobre a China.
Para análise dos factos, importa realçar que os EUA detêm uma brutal concentração de bases militares, com um sem número de material bélico, incluindo de armamento nuclear, naquela região, há muitos anos. Isto tem-se revelado um fator de grande desestabilização na região, na medida em que constitui fator de ameaça permanente.
Lamentavelmente o voto 121/XII é omisso quanto a estas questões, procurando esconder factos que são relevantes para a análise da situação e que o PEV entende ser importante, nesta declaração de voto, realçar.
Porque o PEV entende também que o clima gerado pela reação da Coreia do Norte, a inabilidade da reação sustentada numa retórica belicista, é igualmente fator de desestabilização, entendeu votar a favor do voto nº 121/XII, pese embora o considere absolutamente tendencioso e escamoteador da responsabilidade dos EUA, que em nada ajuda a um olhar objetivo sobre a tensão existente.

O PEV, intransigente defensor da paz no mundo, reafirma que a paz no Planeta não se alcança enquanto os EUA se arvorarem em polícias do mundo!

Os Verdes não gostam da ação dos EUA, nem da reação da Coreia do Norte. Estamos preocupados com a tensão existente, que ameaça a paz no mundo e julgamos que só um retomar de diálogo e de negociações e de respeito pela soberania dos povos pode resultar num clima mais pacífico e respeitador da humanidade.

Assembleia da República, Palácio de S. Bento, 12 de Abril de 2013

Os Deputados

Heloísa Apolónia
José Luís Ferreira
Voltar