Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
02/10/2013
Declaração política sobre os resultados das eleições autárquicas e a confiança atribuída à CDU pelos cidadãos eleitores, sublinhando a derrota dos partidos que apoiam o Governo
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Declaração política sobre os resultados das eleições autárquicas e a confiança atribuída à CDU pelos cidadãos eleitores, sublinhando a derrota dos partidos que apoiam o Governo
- Assembleia da República, 2 de Outubro de 2013

Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Hoje, que se fala do resultado das eleições autárquicas na Assembleia da República, gostava de dizer que a confiança que foi atribuída à Coligação Democrática Unitária, nestas eleições autárquicas, acrescenta-nos responsabilidades, quer ao nível local quer ao nível nacional. E é nesse âmbito nacional que gostava de aproveitar esta declaração política para alertar para a perigosa reação do Sr. Primeiro-Ministro ao resultado destas eleições autárquicas.
Talvez seja importante começar por dizer que tanto o líder do PSD como o líder do CDS passaram a campanha eleitoral a procurar convencer que as autárquicas não se podiam confundir com nenhum tipo de leitura sobre a governação nacional — ou seja, eram coisas completamente distintas. Mas acontece que as pessoas não são tolas, Sr.as e Srs. Deputados, e, face à delapidação que se tem gerado a nível social e económico, decorrente das políticas governativas, era inevitável penalizar os autores dessas políticas e, designadamente, a coligação PSD/CDS.
Premiá-los nestas eleições autárquicas seria — sabiam os eleitores — dar-lhes força; gerar-lhes fragilidade era, justamente, fazer com que acontecesse o que acabou por acontecer: lavar a uma rotunda derrota desta coligação do PSD e do CDS.
Ora, conhecido o resultado eleitoral, o Sr. Primeiro-Ministro, líder do PSD, acabou por reconhecer o que era inevitável reconhecer: há sempre leituras nacionais a fazer de eleições autárquicas. Ocorre que retirou as conclusões absolutamente erradas.
O que decorre necessariamente desta leitura, que toda a gente faz, é que houve uma profunda penalização também das políticas governativas, isto é, que a generalidade dos portugueses condena estas políticas e não quer a sua continuidade. Mas a resposta que o líder do PSD, também Primeiro-Ministro, veio dar, de uma forma absolutamente arrogante — e, diria mais, vingativa perante a vontade dos portugueses —, é a de que não se iludam, porque o rumo seguido pelo Governo é para continuar, o caminho seguido até aqui é para continuar, acrescentando que ainda vai ser preciso fazer mais sacrifícios.
Sr.as e Srs. Deputados, julgo que é importante reconhecer que temos um Governo absolutamente arredado da vontade dos portugueses, divorciado das necessidades dos portugueses e que não olha a meios para atingir os seus fins.
Sr.as e Srs. Deputados, não tenhamos dúvidas: com o conhecimento do resultado das eleições de 2013, o PSD e o CDS já perceberam que vão ter uma rotunda derrota caso as eleições legislativas se realizem em 2015. Não há hipótese! Ou seja, perceberam que não têm mais eleições a ganhar.
Então, agora, de uma forma absolutamente vingativa e furiosa, vão procurar aplicar o mais rapidamente possível a sua fúria neoliberal sobre o País para ver se acabam o seu trabalho bem depressa. Ou seja, vão fazer o máximo de estragos ao nível social que puderem, vão delapidar muitos dos direitos conquistados pelos portugueses, que custaram a conquistar e que, de uma só penada, são capazes de derrubar.
É preciso fazer esta leitura, Sr.as e Srs. Deputados, para dizer aos portugueses que, neste momento, face à interpretação do Sr. Primeiro-Ministro dos resultados eleitorais e face àquilo que quer continuar a fazer, estamos perante um Governo perigoso do ponto de vista social.
Por isso, Os Verdes fazem um apelo para que a luta continue, para que a fragilização deste Governo continue, para que não baixemos as nossas armas, no sentido de fragilizar estas políticas e de dizer que basta, que não aguentamos um Governo assim até 2015 e que precisamos de eleições mais cedo para repor até democracia neste País.
Sr.as e Srs. Deputados, é por isso também que Os Verdes fazem aqui um grande apelo a uma forte participação na manifestação convocada pela CGTP para o próximo dia 19 de outubro. Que sejamos muitos, muitos, para fragilizar estas políticas hediondas!
Voltar