Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
26/09/2012
Dinamização da atividade portuária como instrumento de desenvolvimento económico da região algarvia
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Dinamização da atividade portuária como instrumento de desenvolvimento económico da região algarvia
- Assembleia da República, 26 de Setembro de 2012 –

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Começo por saudar a iniciativa do PCP, que, na nossa perspetiva, está muito bem fundamentada, faz o diagnóstico da situação e contém muita informação, que, a nosso ver, nunca é demais.
Nós também consideramos que a dinamização da atividade portuária representa um instrumento fundamental para o desenvolvimento da região do Algarve, mas também sabemos que o modelo de desenvolvimento que está a ser seguido, por opção deste e dos governos anteriores, se tem praticamente limitado ao turismo e à especulação imobiliária.
A indústria, a agricultura e as pescas estiveram, e continuam a estar, completamente à margem deste modelo de desenvolvimento. Se dúvidas houvesse a esse respeito, bastaria atender ao atual número de trabalhadores nestas atividades produtivas para percebermos a importância que a indústria, a agricultura e as pescas têm vindo a representar neste modelo e a importância que lhe tem sido atribuído pelos governos. E, claro, o resultado não podia ser pior: o Algarve está mergulhado numa profunda crise económica e social, onde reina o desemprego, com a falência das pequenas e médias empresas a sucederam-se e com a pobreza a ganhar terreno e a atingir proporções preocupantes.
Esta situação é tanto mais incompreensível quanto todos sabemos que o Algarve tem potencialidades. Sucede que as potencialidades não estão a ser consideradas. As áreas portuárias representam, neste contexto, uma boa parte dessas potencialidades, que infelizmente continuam a ser ignoradas.
Os exemplos não faltam. Ainda recentemente, Os Verdes visitaram a Praia Grande, onde se prevê a construção de mais um grande empreendimento junto à Lagoa dos Salgados, com três unidades hoteleiras, cinco aldeamentos turísticos, espaços comerciais e um campo de golfe com 18 buracos.
Para além do verdadeiro atentado ambiental que esta megaempreendimento representará para a região, sobretudo para a Lagoa dos Salgados, a sua construção vai ainda inviabilizar irremediavelmente a construção de um posto de pesca, que seria importante para dinamizar o sector e que constitui também uma aspiração antiga dos pescadores. Pelos vistos, o posto de pesca, o sector das pescas, não tem qualquer importância para o Governo. Venha mais um megaempreendimento, mesmo que ao lado esteja um outro megaempreendimento com sinais visíveis de decadência e de abandono!…
Face ao atual quadro, na nossa perspetiva, torna-se urgente inverter este caminho e olhar também para a pesca e para a atividade portuária com outros olhos.
Neste sentido, Os Verdes consideram que é necessário proceder a uma análise à situação atual dos portos algarvios, tanto comerciais, como de pesca, contribuindo assim para relançar a atividade portuária no Algarve e, consequentemente, contribuir também para a imperiosa recuperação do aparelho produtivo da região, há tanto reclamada.
Portanto, acompanhamos os autores da iniciativa legislativa que estamos a discutir, no sentido de recomendar ao Governo que concretize um programa de dinamização da atividade portuária no Algarve, que é absolutamente fundamental para o desejável desenvolvimento económico da região. Um programa de dinamização da atividade portuária que assente nos pontos e nos termos que constam do projeto de resolução que agora estamos a discutir.
Voltar