Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
03/08/2011
Discussão, na generalidade, da proposta de lei que procede à primeira alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2011

Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia- Assembleia da República, 3 de Agosto de 2011

 
Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Três observações muito rápidas.
É curioso ver como os partidos que negociaram aqueles termos daquele acordo com a tróica, agora, de vez em quando, já lhes começa a fugir a boca para: «isto é mau». Pois é! É que aquele acordo e aquele Memorando são mesmo muito maus. E até os senhores vão ter de reconhecer, em muito momentos, que aquilo é mesmo muito mau. Mas foi o que todos estes senhores negociaram (PS, PSD e CDS).
Mais, Sr. Deputado João Almeida: a descapitalização da banca decorre também de uma elevada distribuição de lucros, e o Sr. Deputado sabe disso. Mas também sabe que, fruto de opções ideológicas, que alguém, aqui, não queria chamar à colação, com estes governos, o Estado estará permanentemente presente para dar aquilo que for preciso. E isso é que é extraordinariamente injusto, porque não vivemos num momento qualquer.
Como eu estava a dizer, Sr. Deputado Duarte Pacheco, um partido que se preocupa com os trabalhadores não vem anunciar à Assembleia da República despedimentos directos na administração indirecta, despedimentos de mais de metade dos trabalhadores do BPN, despedimentos, rores de despedimentos dos professores, que não voltam a ter contratação, e não vem anunciar facilitação de despedimentos através de propostas que traz à Assembleia da República e o seu embaratecimento. Esse não é um partido que se preocupa com os trabalhadores.
Por último, Sr. Ministro, gostava mesmo de saber como é que este Orçamento rectificativo que o Governo aqui traz se vai reflectir na capacidade de financiamento à nossa economia.
Muito obrigada pela tolerância, Sr.ª Presidente.
Voltar