Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
01/10/2014
Eleições primárias no PS – pedido de esclarecimento
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Eleições primárias no PS – pedido de esclarecimento
- Assembleia da República, 1 de Outubro de 2014 -


Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Ana Catarina Mendonça, começo por cumprimentá-la.
O primeiro cumprimento coletivo que tenho vontade de fazer em nome de Os Verdes é pelo facto de o PS ter retirado a proposta absolutamente ridícula e populista que visava a redução do número de Deputados. Quero cumprimentá-los pelo facto de a terem retirado, esperando, naturalmente, que não a voltem a reapresentar em circunstância alguma.
Já não vou cumprimentar nem Sr.ª Deputada nem o PS no seu todo pelo facto de terem andado todo este tempo, em que tiveram grande tempo de antena, junto de todos os portugueses a enganar, com uma mensagem enganadora, falando de candidatos a primeiro-ministro como se fosse isso que estivesse em causa nas próximas eleições legislativas. Nas próximas eleições legislativas o que está em causa é a composição de todos estes lugares e o peso que cada força política tiver aqui contará para as opções políticas que se fizerem a partir de então neste País.
O que me causa estranheza, Sr.ª Deputada, é o facto de, por exemplo, o Dr. António Costa não ter apresentado propostas concretas relativamente a questões fulcrais do País. Isto leva-nos a quê? Leva-nos a procurar um pouco de história, daquela que tem sido a história de governação do Partido Socialista, procurar ligar isso aos problemas que hoje se colocam e perceber do perigo dessa ausência de respostas ou de não querer dar a cara por determinadas respostas.
Porque, se formos ver bem, Sr.ª Deputada, lembramo-nos que os PEC eram da responsabilidade do Partido Socialista e que o acordo com a troica foi também da responsabilidade do Partido Socialista.
Lamento informá-la ou relembrá-la, Sr.ª Deputada, mas quer os PEC quer o acordo com a troica punham em causa a escola pública, punham em causa o Serviço Nacional de Saúde, punham em causa a segurança social! Não se esqueça disso! Há uma história que é preciso lembrar e, por isso, Sr.ª Deputada, acho que todos nós ganhamos legitimidade para colocar, hoje, à Sr.ª Deputada algumas questões fulcrais.
Por exemplo, queria perguntar-lhe o seguinte: o Partido Socialista assume que é imprescindível numa próxima legislatura repor, de imediato, tudo o que foi retirado nos salários e nas pensões aos portugueses?
Porque julgo que o Partido Socialista ainda diz que é a dinâmica da economia que poderá retirar o País da pobreza e gerar riqueza no País, mas, para isso, como todos sabemos, é fundamental que os portugueses tenham poder de compra e que tudo o que lhes foi retirado ao nível do rendimento seja reposto.
Termino, Sr.ª Deputada, dizendo-lhe que há coisas para as quais a resposta tem de ser imediata e não se pode esperar para debater. Esta é realidade do País. Pergunto-lhe, então: com o que é que contamos da parte do Partido Socialista?
Voltar