Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
31/01/2013
Emissão em canal aberto de serviço público de um programa televisivo semanal sobre agricultura e mar
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Emissão em canal aberto de serviço público de um programa televisivo semanal sobre agricultura e mar
- Assembleia da República, 31 de Janeiro de 2013 –

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em primeiro lugar, Os Verdes gostariam de dizer que este projeto de resolução, apresentado pelo PSD e CDS, na nossa perspetiva, representa uma absoluta ingerência no que diz respeito à RTP.
Aquilo que se propõe é que o Governo recomende à RTP que transmita um programa específico relativo à promoção e à valorização da agricultura. Obviamente, nada temos contra o tema, mas esta é uma metodologia muito esquisita.
Depois, dada a importância do tema, também me questiono de outro modo: há outros temas igualmente relevantes, como, por exemplo, as dúvidas que as pessoas têm hoje relativamente a matérias relacionadas com a segurança social. Era um extraordinário programa! Diria, a seguir, o Sr. Deputado: «Proponham»! Muito bem! E, fazendo de conta, Os Verdes propunham. Depois, alguém diria: «a saúde também dava um programa muito importante». Depois, a educação, etc. Ou seja, nós, aqui, na Assembleia da República, a partir de agora, passaríamos a definir a grelha de programação da RTP, de manhã à noite, 24 horas por dia.
Ó Sr.as e Srs. Deputados, isto não tem qualquer cabimento e Os Verdes não aceitam, de modo nenhum, contribuir com o seu voto para esta ingerência absolutamente inaceitável.
Agora, há outra questão que Os Verdes querem colocar: não é de menor relevância que esta proposta, enfim, absurda, pela forma como chega, venha, justamente, dos partidos que, nos últimos tempos, têm contribuído para ajudar a dificultar muito a vida aos agricultores portugueses. O que é que os senhores querem? Querem que a televisão e a rádio façam o trabalho que o Ministério da Agricultura não faz?!
Não, Sr.as e Srs. Deputados! Não, não! Há um apoio técnico aos agricultores que compete ao Governo e que o Governo não faz! A extensão rural, por exemplo, compete ao Governo e o Governo não a faz! Depois, assistimos ao encerramento de serviços públicos, que não devia competir ao Governo, mas que o Governo encerra, promovendo, assim, o abandono do mundo rural.
Não, Sr.as e Srs. Deputados, os senhores não estão preocupados com o mundo rural,…os senhores gostam de lavar consciências com estas coisas absurdas, mas os portugueses percebem que, dada a atitude do Ministério da Agricultura e do Governo, em geral, em relação, designadamente, aos micro, pequenos e médios agricultores, os senhores não estão verdadeiramente preocupados com esta gente, que entra na pobreza diariamente e que contribui, pela via do seu próprio desemprego, para a continuação do abandono do mundo rural.
Se os senhores estivessem preocupados com as assimetrias regionais deste País, tinham uma política de investimento diferente para o mundo rural, mas não têm nem demonstram absolutamente nada disso.
Fica aqui muito por dizer relativamente àquilo que tanto tem sido dito, nos últimos tempos, sobre o vosso ataque cerrado à RTP, designadamente com vista à sua privatização.
Voltar