Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
14/05/2014
Grupo de Teatro A Barraca
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Petição n.º 315/XII (3.ª) — Apresentada pelo Grupo de Ação Teatral A Barraca, solicitando à Assembleia da República que a Direção-Geral das Artes reveja o apoio financeiro concedido ao Grupo de Teatro A Barraca e bem assim o regime legal e a sua aplicação
- Assembleia da República, 14 de Maio de 2014 -

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, em primeiro lugar, em nome do Grupo Parlamentar de Os Verdes, quero saudar todos os peticionários e dizer que, de duas, uma: ou se entende que a cultura é importante e imprescindível ou não se entende. Nada mais claro do que isto!
Ora, quem reduz, por exemplo, a educação a saber ler, escrever e contar é normal que não atribua relevância alguma à cultura e não entenda a importância da fruição cultural. Há quem entenda que é importante democratizar e alargar o acesso à cultura a todos e há quem entenda que é importante uma cultura de elite, e é a cultura de elite que esta maioria defende, só para alguns.
Mas, Sr.as e Srs. Deputados, isto é uma visão perigosa do mundo, porque a cultura educa, a cultura forma, a cultura faz despertar e dela nascem consciências; ela alerta, ela incomoda e, por isso, Sr.as e Srs. Deputados, as sociedades precisam de cultura para viverem de corpo inteiro.
Então, como é que se reflete esta negação da cultura por parte deste Governo? Através daquilo que já aqui foi referido: os cortes brutais no apoio às artes.
Assim, o que estes peticionários vêm dizer à Assembleia da República é que o grupo de teatro A Barraca sente na pele esta injustiça. Trata-se de um grupo de referência, como aqui foi referido, que democratiza a cultura e a criação artística. Trata-se de um grupo reconhecido, como aqui foi referido, que diz que se pode perder neste caminho. É isto que os peticionários vêm dizer à Assembleia da República e, portanto, estes méritos artísticos de que falaram podem perder-se pelo caminho e é importante ter consciência disso.
Quero ainda dizer que abominamos aquilo que foi dito pela maioria e que, foi face a toda esta referência, dizerem: «desenrasquem-se». Foi esta a conclusão.
Os Verdes defendem outra proposta, ou seja, que se aumente o financiamento no apoio às artes e se apoie a realização de um concurso extraordinário. É da mais elementar justiça para quem gosta e precisa de cultura.
Voltar