Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
20/02/2015
Honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira
- Assembleia da República, 20 de Fevereiro de 2015 –

Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Eusébio da Silva Ferreira foi uma figura marcante do século XX, um futebolista de dimensão universal que levou o nome do Benfica e, sobretudo, o nome de Portugal a todos os cantos do mundo. Um futebolista absolutamente excecional, mas também um grande cidadão, simples, humilde e que se envolveu também em várias campanhas de solidariedade.
Eusébio foi, portanto, um exemplo enquanto futebolista, mas também enquanto cidadão. E o respeito e a admiração pelo Eusébio, que atravessa ideologias e clubes e que ultrapassa as nossas fronteiras, ficou mais do que visível quando, há cerca de um ano, Eusébio nos deixou.
O Pantera Negra deu muito ao Benfica, é verdade, deu muito ao seu clube do coração, ao seu clube de sempre, o Benfica, mas também deu muito à Seleção Nacional e ao País. Deu tanto, ao ponto de, ainda hoje, ser difícil contabilizar os pontos que deu a Portugal fora das quatro linhas.
É por esta figura de futebolista, mas também de cidadão, que Os Verdes se associam a esta iniciativa da Assembleia da República, porque consideramos que Eusébio, para além de ter sido um futebolista absolutamente singular, foi também um cidadão grande, com muita grandeza.
Consideramos, pois, que é de toda a justiça que sejam atribuídas as honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira, porque também, de certa forma, estamos a dar eco àquele que é o sentir da generalidade dos portugueses.
Voltar