Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
25/01/2013
Manutenção em atividade plena da Unidade Hospitalar de Alcobaça
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Manutenção em atividade plena da Unidade Hospitalar de Alcobaça
- Assembleia da República, 25 de Janeiro de 2013 –

Sr. Presidente, Srs. Deputados, antes de mais e em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», queria saudar os subscritores da petição que agora discutimos, sobretudo os que estão hoje presentes nas galerias, e a Comissão de Utentes de Saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, que dinamizaram esta petição.
De facto, como muito bem referem os subscritores, o encerramento total ou parcial da Unidade Hospitalar de Alcobaça — Hospital Bernardino Lopes de Oliveira — vai ter um impacto dramático na saúde das populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. O encerramento desta unidade de saúde vai potenciar o aumento do risco de vida e diminuir a sua qualidade em doentes com AVC (acidentes vasculares cerebrais), enfartes do miocárdio, doentes politraumatizados e outros.
Acresce, ainda, que esse encerramento vai provocar, para além de outras situações graves para as populações, um substancial aumento das despesas em deslocações no regresso pós-alta, em consultas, em exames, na obtenção de medicamentos de uso exclusivo hospitalar e até ao nível das visitas.
Portanto, o que está em causa com esta pretensão do Governo acaba por ser a própria manutenção do Serviço Nacional de Saúde, tal como se encontra consagrado na nossa Constituição, ou seja, um serviço de saúde universal, público, eficiente e tendencialmente gratuito, que ficará irremediavelmente comprometido face à incapacidade de resposta às necessidades dos 72 000 habitantes destes dois concelhos.
E esta mais que evidente incapacidade de resposta do sector público, que está a ser trabalhada pelo Governo, só pode ter uma leitura quanto aos seus objetivos: preparar o caminho para o setor privado da saúde avançar.
O Governo, em vez de estar preocupado com a saúde das populações, porque foi esse o seu compromisso e é para isso que está mandatado, parece estar mais preocupado com a saúde financeira dos grupos privados com interesses na saúde.
Isto entristece e gera descontentamento e revolta nas populações, e, já agora, com toda a legitimidade, porque as pessoas pagam impostos, pagam muito, e, quando precisam do Estado, o Governo manda-os para o setor privado.
«Os Verdes», não alinhando neste jogo, exigem a manutenção da Unidade de Saúde de Alcobaça e a reestruturação dos cuidados de saúde nos concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Voltar