Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
23/10/2014
Ministro da Educação e política governativa prosseguida naquela área
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Ministro da Educação e política governativa prosseguida naquela área
- Assembleia da República, 23 de Outubro de 2014 -

Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Acácio Pinto, queria, antes de mais, saudá-lo por ter trazido este assunto para discussão no Plenário da Assembleia da República, porque, por mais estranho que pareça, estamos no final de outubro e o arranque do ano letivo continua a estar na atualidade.
Nesta altura do ano, quase dois meses depois do início do ano letivo, ainda há professores por colocar e milhares de alunos sem professores. Isto depois das monumentais trapalhadas que todos conhecemos que envolveram a colocação de professores.
O mais escandaloso é que o Ministro da Educação, depois do desastre da colocação dos professores, assume o erro, pede desculpa, mas continua a criar problemas e a tornar o processo ainda menos transparente ao recusar a publicação das listas de colocação de professores na bolsa de contratação de escolas.
Continua assim a normalidade e, no meio de tanta normalidade, o mais inacreditável acabaram por ser as declarações do Sr. Primeiro-Ministro que, face a tudo o que se passou com o arranque do ano letivo, depois deste monumental testemunho de incompetência e desta evidente irresponsabilidade, aquilo que o responsável máximo deste Governo tem para dizer aos portugueses é que o Ministro da Educação colocou o seu lugar à disposição e que ele recusou a sua demissão. Ou seja, depois de tudo o que se passou com o arranque do ano letivo, aquilo que o Sr. Primeiro-Ministro tem para dizer ao País é «escolhi o melhor Ministro da Educação do mundo». Portanto, as trapalhadas vão, certamente, continuar.
Ora, se este é, na opinião do Sr. Primeiro-Ministro, o melhor Ministro da Educação e as coisas correram como correram, imagine-se o que seria se a educação estivesse entregue a um ministro que não fosse o melhor ministro do mundo. Provavelmente, não teríamos início do ano letivo.
E agora o que é que temos? Agora temos um Ministro da Educação que deixou de ter qualquer condição para olhar para os professores, temos um Ministro da Educação que deixou de ter condições para se sentar à Mesa com os docentes.
Sr. Deputado Acácio Pinto, a pergunta que tenho para lhe fazer é a seguinte: considera normal que, depois do que se passou com o arranque do ano letivo, aquilo que o Primeiro-Ministro tenha a dizer aos portugueses é que tem na educação o melhor ministro do mundo? Acha que isto é normal?
Voltar