Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
01/02/2012
Novo modelo de tarifas do serviço público de transportes
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Novo modelo de tarifas do serviço público de transportes
- Assembleia da República, 1 de Fevereiro de 2012 –
 
Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, em nome de Os Verdes, gostava de perguntar-lhe como é que se presta ao papel que aqui veio fazer hoje. Como é que o Sr. Secretário de Estado tem a suprema «lata» de chegar à Assembleia da República e dizer que o Governo está a devolver o transporte aos utentes?!
Sr. Secretário de Estado, não acha que o que está a acontecer a nível da política de transportes é sério demais para o Governo estava a brincar na Assembleia da República e, por via da Assembleia da República, estar a brincar com os portugueses?!
É! É sério demais!
Sr. Secretário de Estado, um dos piores defeitos de um governante é não atender à realidade, é «assobiar para o lado», fingir que ela não existe, que ela não lhe toca. É um defeito enorme da governação. E parece que há muitas pessoas que, quando chegam ao governo, começam a ter esse defeito de uma forma generalizada. Isso é mau!
Deixe ver se entendi o que disse. O Sr. Secretário de Estado tem visto os inúmeros protestos por esse País fora, os quais têm assumido as mais diversas formas contra a política concreta do Governo para a área dos transportes. O Governo pensa que essas pessoas estão a contestar pelo facto de lhes querer dar mais transportes, mas elas não o querem! Por isso batem o pé. Não querem os transportes que o Governo lhes quer dar!
Isto é um total absurdo, Sr. Secretário de Estado!
Por isso, Os Verdes pedem ao Governo que acorde para perceber aquilo que está a passar-se neste País, porque é exatamente pela razão contrária que as populações estão a protestar. O Governo está a tirar-lhes os transportes de que necessitam, e elas não querem que isso aconteça porque têm direito à mobilidade, precisam dela, até para os seus movimentos pendulares casa/trabalho, trabalho/casa, escola/casa, casa/escola.
Entende, Sr. Secretário de Estado? As pessoas precisam desses transportes e o que o Governo está a fazer é a retirar-lhes, das mais diversas formas: encerrando carreiras, linhas ferroviárias, serviços ferroviários…
O Governo apresentou, segundo diz, um Plano Estratégico dos Transportes (PET), que é um verdadeiro plano de encerramento de transportes, mas eis que viemos a descobrir que o Governo quer ir muito além desse PET que aqui apresentou. Por exemplo, a população de Setúbal está indignada com o facto de o Governo lhes retirar, roubar, digamos assim, o comboio intercidades e o serviço regional para o Algarve. O Governo vai muito para além do PET! Ou seja, vamos ter aqui muito mais anúncios de encerramento de serviços de transporte!
Sr. Secretário de Estado, quero dizer-lhe o seguinte: não há nenhuma empresa cuja dívida seja colmatada com a retirada dos clientes, ou seja, neste caso, com a retirada dos passageiros, dos utentes! Quando os senhores esvaziam de passageiros essas empresas, elas perdem, e perdem financeiramente. O que os senhores estão a promover é uma gestão danosa dessas empresas.
Voltar