Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
29/11/2011
Orçamento do Estado para 2012 – benefícios fiscais
New Page 1

Intervenção do Deputado José Luís Ferreira- Assembleia da República, 29 de Novembro de 2011

 Sr.ª Presidente,
Os Verdes também apresentam um conjunto de propostas relativas ao Estatuto dos Benefícios Fiscais. Sabemos que são propostas que contrariam as linhas essenciais deste Orçamento, que, à semelhança de outros Orçamentos do passado, continua a deixar praticamente intocáveis os rendimentos do capital. Parece até que o Estado não precisa de receita, que se dá ao luxo de recusar receita.
Consideramos, pois, que chegou a altura de tributar os rendimentos que os governos sistematicamente se esquecem de tributar. Estamos a falar dos dividendos, dos juros ou das mais-valias que são recebidas através das sociedades gestoras de participações sociais ou de fundos, porque, de facto, ninguém compreende por que é que estes rendimentos não são devidamente tributados.
Portanto, do conjunto de propostas que Os Verdes apresentam em termos de benefícios fiscais, destacamos a que propõe acabar com a incompreensível e imoral isenção da tributação em sede de IRS, mas também em sede de IRC, das SGPS e das sociedades de capital de risco, porque a manutenção desta situação, onde os rendimentos do trabalho são tributados até à medula, mas não são as mais-valias mobiliárias obtidas por SGPS, por fundos, por entidades não residentes ou por sociedades de capital de risco, constitui uma verdadeira vergonha nacional.
Esta vergonha nacional só é comparável à que, no ano passado, por volta desta altura, PS, PSD e CDS permitiram, ou seja, que milhões de euros deixassem de ser tributados, porque meia dúzia de chicos espertos resolveram antecipar a distribuição de dividendos, fugindo, assim, ao fisco com milhões e milhões de euros.
Voltar