Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
02/10/2013
Pede esclarecimentos no âmbito de intervenção sobre as eleições autárquicas
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Pede esclarecimentos no âmbito de intervenção sobre as eleições autárquicas
- Assembleia da República, 2 de Outubro de 2013

Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Sérgio Humberto, queria também felicitá-lo pelo resultado das eleições.
Sr. Deputado, parece-me que, quando Os Verdes fizeram a sua declaração política, estavam a adivinhar o que iria dizer, na medida em que julgo ter ficado a resposta de Os Verdes, pelo menos, ou o contraponto ao que o Sr. Deputado referiu e à ideia que tentou lançar.
Queria chamar a sua atenção para o seguinte: o líder do seu partido afirmou, na noite das eleições, que há sempre leituras nacionais a fazer de eleições autárquicas, só que depois retirou a conclusão contrária. É porque o rumo que tem prosseguido ao nível nacional é para cumprir. Ou seja, recusou-se a fazer a leitura nacional que deveria ter feito relativa ao descontentamento das populações sobre também, repito, a situação nacional. E é isso que nos preocupa, Sr. Deputado, porque, quando o Primeiro-Ministro põe uns tampões nos ouvidos e uma venda nos olhos relativamente à vontade das populações, isso torna-se uma coisa perigosa, do nosso ponto de vista.
E depois, Sr. Deputado, não vamos descurar um elemento que é talvez importante e que eu devo recordar-lhe. Não sei se o Sr. Deputado, na sua campanha eleitoral, se cingiu à Trofa ou se, porventura, caminhou um pouco mais pelo País.
Era interessante perceber em vários concelhos… Aliás, nós, às vezes, chegávamos a determinados concelhos, a muitos, diga-se de passagem, víamos grandes outdoors e, de repente, a pergunta que fazíamos a nós próprios, porque não conhecíamos pessoalmente os candidatos, era: «Mas de que força política serão aqueles?». Tínhamos de nos aproximar muito, muito, muito do outdoor para conseguir ver o símbolo minúsculo do PSD ou do PSD/CDS.
Isto não lhe dirá nada, Sr. Deputado? Procuraram os vossos candidatos esconder o símbolo para que as pessoas não vos identificassem com o projeto nacional PSD/CDS. Está a ver, Sr. Deputado?

Muitos dos vossos candidatos não queriam, nem de perto, nem de longe, membros do Governo por perto, porque não queriam, pura e simplesmente, falar de política nacional, para que ninguém se lembrasse disso nas autárquicas. Está a ver, Sr. Deputado? Estas coisas não acontecem por acaso. Acontecem porque se sabe o que as populações poderão pensar relativamente às candidaturas e às associações que podem ser feitas.
Sr. Deputado, não nos diga, por favor, que nós, de uma forma ou de outra, ou por qualquer hipótese, desrespeitamos os autarcas. Sr. Deputado, é uma força política que não pode acusar ninguém disso, porque os senhores têm desrespeitado permanentemente os autarcas por via do estrangulamento financeiro que têm feito às autarquias locais, designadamente pelo desrespeito da lei das finanças locais e pela sua alteração, em detrimento da condição financeira das autarquias locais neste País. Haverá maior desrespeito aos autarcas do que este, Sr. Deputado? Não, não há!
Voltar