Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
07/12/2011
Pedido de esclarecimento - transferência dos fundos de pensões dos bancos para o Estado
New Page 1

Intervenção do Deputado José Luís Ferreira- Assembleia da República, 7 de Dezembro de 2011

 Sr. Presidente,
Sr. Deputado Pedro Filipe Soares, de facto, o Governo decidiu integrar parte dos fundos de pensões da banca na segurança social e, a nosso ver, trata-se de uma operação que, desde logo, liberta a banca dos seus compromissos no que diz respeito aos fundos de pensões, nomeadamente do pagamento de reformas. O Estado recebe agora 6000 milhões para pagar, no futuro, muito mais.
Mas, a nosso ver, trata-se de uma operação que não é isolada, ela integra-se numa operação mais vasta de ajuda à banca, onde também se incluem os 12 000 milhões que foram dados de bandeja, na semana passada ou há duas semanas, para recapitalizar a banca. Portanto, parece que, numa altura em que se diz que não há dinheiro, para a banca aparece sempre.
De facto, esta operação é um excelente negócio para a banca e parece-nos que o é apenas para a banca. Aliás, adaptando aqui um ditado, até diria: «sempre que vires um banqueiro atirar-se abaixo de uma janela, vai atrás dele, porque, certamente, é um bom negócio».
É, de facto, disso que se trata!
Sr. Deputado Pedro Filipe Soares, o que lhe quero perguntar é o seguinte: esta operação, na sua perspectiva, fragiliza ou não a sustentabilidade da segurança social?
Voltar