Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
12/04/2013
Pedido de esclarecimento sobre a atual situação política do País, apelou à capacidade de se construírem consensos na aplicação de novas medidas
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Pedido de esclarecimento sobre a atual situação política do País, apelou à capacidade de se construírem consensos na aplicação de novas medidas
- Assembleia da República, 13 de Abril de 2013 –

Sr. Presidente, Sr. Deputado João Pinho de Almeida, vou pegar nas últimas palavras do Sr. Deputado do PSD e começar o meu pedido de esclarecimento dizendo que, por falar em duplo comportamento, gostava de colocar uma pergunta ao Sr. Deputado.
Se porventura existirem propostas do Governo no sentido de aumentar a idade da reforma, de cortar 6% no subsídio de desemprego e 5% no subsídio de doença, de aplicar uma tabela única salarial, de continuar o desemprego na função pública continuar, de aumentar o horário de trabalho, e por aí fora, o Sr. Deputado considera que o CDS continua a ter condições para se manter no Governo?
É que deu-me ideia que o Sr. Deputado, na tribuna, reconheceu que temos mais dívida, mais desemprego, mais recessão — o Sr. Deputado não disse mas eu digo —, que temos mais pobreza e mais miséria social. Portanto, há de ser um reconhecimento, pelo menos implícito, por parte do Sr. Deputado de que está tudo a dar para o torto.
Agora, vamos ver porque é que lhe fiz esta pergunta. Para perceber até que ponto é que o CDS gostaria de assistir a uma alteração radical das políticas que estão a ser implementadas, porque isto de «querer estar bem com Deus e com o diabo» é uma coisa muito esquisita em política — bom, vamos entender, aqui, Deus como o povo português e o diabo como o Governo português.
Sr. Deputado, esta coisa do silenciamento em determinadas matérias, de uns recados, como já aqui foi dito, para o PSD e de outros recados para o PS, sabe qual é a ideia que está a dar? A ideia de que o CDS se está a pôr a jeito, umas vezes mais escondido, outras vezes menos escondido, para se manter no Governo a todo o custo. Lá se é com o PSD ou se, eventualmente, será com o PS, isso pouco importa, o que interessa é manter-se colado ao Governo. Sr. Deputado, isso não deve ser um objetivo político, pois não?
Fale-nos de políticas e de medidas concretas. Aliás, foi justamente sobre isso que o Sr. Deputado, na resposta ao pedido de esclarecimento anterior, disse que era preciso falar.
Voltar