Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
21/07/2011
Pedido de esclarecimento sobre desequilíbrio populacional entre o litoral e o interior do País
New Page 1

Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia- Assembleia da República, 21 de Julho 2011

 Sr. Presidente,
Sr. Deputado Carlos Peixoto, julgo que se há intervenções na Assembleia da República — e até há muitas — cheias de coisa nenhuma, a sua foi uma delas.
Sr. Deputado, quero dizer que comecei a ouvir a sua intervenção e fiquei imediatamente entusiasmada pelo tema. Como sabe, esse tema é muito caro para Os Verdes, que o têm trazido diversas vezes à Assembleia da República e que — o Sr. Deputado reconhecê-lo-á — têm apontado muitas terapias a essa matéria. Não têm, Sr. Deputado? Pois é! Portanto, falta de terapias apresentadas é coisa que não falha na Assembleia da República.
Comecei a ouvir a sua intervenção, o Sr. Deputado foi fazendo o diagnóstico da situação e eu estava à espera do momento em que apontasse as tais terapias e as soluções que o PSD tem para o combate às assimetrias regionais e para a promoção da coesão territorial do País. Essas terapias não chegavam e a intervenção do Sr. Deputado estava a chegar ao fim, sem que as soluções chegassem.
Entretanto, comecei a ouvir o Sr. Deputado a remeter as coisas para o Governo e fiquei imediatamente desanimada — seguramente, não só eu, mas aqueles que o estavam a ouvir. Depois, mesmo no final da intervenção, chegou a brilhante terapia do Sr. Deputado: o PSD vai propor um amplo debate sobre as assimetrias regionais do País.
Brilhante, Sr. Deputado!… Que terapia fantástica!…
Nós somos favoráveis a todos os debates. Os debates devem fazer-se permanentemente, devem intensificar-se sempre, mais e mais. Mas, caramba, Sr. Deputado, se há coisa que está debatida no País é esta matéria! E se há soluções, ou pseudo-soluções, ou medidas políticas que têm intensificado as assimetrias regionais do País elas têm sido tomadas por parte dos sucessivos governos. E o Sr. Deputado não me diga que não se lembra de o PSD ter estado no governo… Até parece que aparece pela primeira vez! Mas, pronto, não vamos falar do passado, vamos falar do presente.
Ontem, a CP anunciou que não vai haver ligações directas de Beja para Lisboa! Ou seja, uma capital de distrito do interior do País fica sem ligação directa à capital, com todos os problemas que isso traz ao nível da mobilidade das populações e do próprio desenvolvimento da região. Ora aí está uma medida que o Governo deveria ter contrariado, mas o Sr. Deputado não abriu a boca contra isso! A CP mandou, o Governo não fez nada e a população, que está revoltada, diz: «Nós estamos a ser ainda mais vítimas da nossa interioridade».
Curiosamente, Os Verdes vão apresentar hoje aqui, no Plenário da Assembleia da República, uma medida determinante para garantir maior produção, designadamente agrícola, no interior do País e eu estou curiosíssima, Sr. Deputado, em saber como se vai posicionar o PSD relativamente a esta terapia.
Voltar