Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
31/01/2013
Petição - Prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Vizela durante a semana e a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Petição - Prolongamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Vizela durante a semana e a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados
- Assembleia da República, 31 de Janeiro de 2013 –

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em primeiro lugar, em nome do Grupo Parlamentar de «Os Verdes», gostaria de saudar os cerca de 5000 cidadãos que subscreveram a petição que agora estamos a discutir, em especial os que estão hoje, aqui, connosco, saudação que, naturalmente, se estende à Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Vizela, que promoveu e dinamizou esta petição, através da qual se pretende que o Governo tome as medidas necessárias de forma a prolongar o horário de funcionamento no centro de saúde de Vizela durante a semana e a promover a sua reabertura aos sábados, domingos e feriados.
As pretensões dos peticionários, na nossa perspetiva, são mais do que justas e por isso Os Verdes acompanham na íntegra as preocupações e os objetivos que orientam esta petição.
De facto, as unidades de saúde familiar só conseguem desempenhar as atribuições para que foram criadas se efetivamente os respetivos utentes puderem aceder aos seus serviços, em função das suas necessidades. E, como muito bem é referido pelos peticionários, a redução do tempo de serviço de atendimento no centro de saúde de Vizela impossibilita muitos utentes de aceder ao mesmo, uma vez que as pessoas que trabalham (e muitas delas trabalham fora de Vizela, portanto, noutras cidades e noutras localidades), quando necessitam, vão ao centro de saúde em horário pós-laboral.
Esta redução no horário de funcionamento no centro de saúde de Vizela penaliza, assim, fortemente as populações de Vizela, que deixam de ter acesso aos cuidados médicos de proximidade durante a semana, a partir das 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados. Assim, as populações vêem-se obrigadas a deslocaram-se ao hospital de Guimarães, com todos os inconvenientes e custos que esta solução representa para as populações de Vizela.
Para terminar, queria dizer que Os Verdes estão solidários com os peticionários e com a população de Vizela e vão esperar, agora, que o Governo garanta o funcionamento do centro de saúde de Vizela até às 22 horas, nos dias úteis, e também aos sábados, domingos e feriados.
Voltar