Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
28/10/2011
Petição contra introdução de portagens na Via do Infante
New Page 1

Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia- Assembleia da República, 28 de Outubro de 2011

 Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados:
Em nome do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes», começo por saudar todos os subscritores desta petição, que se juntaram contra a introdução de portagens na Via do Infante, cumprimentando também toda a população, todo o conjunto de movimentos que se têm organizado no sentido de combater esta profunda injustiça.
Em segundo lugar, queria dizer ao Sr. Deputado Paulo Cavaleiro que o início da sua intervenção relativamente a esta matéria teve um fundo de vingança, o que não é bonito!
O Sr. Deputado não está interessado em ouvir, mas não faz mal, pois também não é propriamente para o Sr. Deputado que estou a falar…
Como eu dizia, a intervenção do Sr. Deputado Paulo Cavaleiro teve um fundo de vingança que não é bonito, dizendo: «Se se pagam portagens num determinado lado, por que é que não se hão-de pagar noutro?»
Sr. Deputado, eu faria uma figura muito feia e muito injusta, sendo da margem sul, se exigisse outros pagamentos onde não há alternativas para a entrada em Lisboa só porque na margem sul, não havendo alternativa, se tem de pagar portagem injustamente.
Essa visão é um pouco deturpada. Aliás, o Sr. Deputado podia ter acrescentado mais qualquer coisa: podia ter dito qual tem sido a consequência para o tecido empresarial da sua zona do pagamento de portagens, mas também não o referiu porque, claro, não convinha!
Mas regressemos ao Algarve, que é uma realidade muito concreta. O Algarve vive muito de sazonalidade, como o Sr. Deputado sabe, vive muito da componente turística e os senhores têm feito maldades a esta componente e propõem-se continuar a fazer, designadamente com aumentos de IVA, ou ao nível dos transportes — e hoje vamos discutir aqui o Plano Estratégico de Transportes —, que também tem más repercussões para o Algarve, e podíamos enumerar outras questões. Mas aquilo que é fundamental é que os algarvios percebam bem quem é responsável pela situação que eles estão a contestar. Porque chega de as responsabilidades ficarem a pairar no ar. É preciso as pessoas perceberem quem é que toma determinadas opções políticas e neste caso, claro está, por mais discursos magníficos que façam, a responsabilidade concreta da introdução destas portagens está no PS, no PSD e no CDS, e daqui não podemos sair.
Queria focar outra questão que me parece extraordinariamente importante e que, neste tema da introdução das portagens, está sempre associada à alternativa. Pergunto se algum Sr. Deputado consegue levantar-se nesta Câmara para dizer que a estrada nacional n.º 125 é uma alternativa à Via do Infante. Ninguém pode dizer isso, porque não é!
Voltar