Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
20/09/2012
Petição n.º 53/XII (1.ª) — Apresentada pela Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo, sobre a possibilidade da construção de uma circular urbana de Alverca do Ribatejo, alternativa à EN10, a nascente do caminho-de-ferro
Intervenção do deputado José Luís Ferreira
Petição n.º 53/XII (1.ª) — Apresentada pela Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo, solicitando à Assembleia da República que seja analisada pelo Plenário a possibilidade da construção de uma circular urbana de Alverca do Ribatejo, alternativa à EN10, a nascente do caminho-de-ferro
- Assembleia da República, 20 de Setembro de 2012 –

Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em primeiro lugar, gostaria de saudar os cerca de 5000 cidadãos que subscreveram esta petição, e em especial aqueles que estão hoje, aqui, connosco.
Queria também saudar a Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo, que promoveu e dinamizou esta petição, através da qual se pretende que esta Assembleia proceda à discussão relativamente à necessidade de construção de uma circular urbana em Alverca do Ribatejo, como alternativa a EN10, a nascente do caminho-de-ferro.
De facto, como referem os peticionários, a EN10, que atravessa a freguesia de Alverca do Ribatejo, há muito que se encontra completamente saturada. Como se sabe, a freguesia de Alverca, para além de densamente povoada, conhece uma grande concentração de empresas e serviços que apenas podem contar, em termos de mobilidade, com o recurso à utilização da EN10. E daí a necessidade de se encontrar uma alternativa não só para melhorar a desejável fluidez do trafego mas, sobretudo, para garantir a segurança dos peões e a qualidade de vida das respetivas populações.
Aliás, o Plano Diretor Municipal de Vila Franca de Xira prevê, desde 1993, a construção de uma circular à cidade de Alverca, sendo que parte do troço já está concluído. E bem sabemos que há um troço que apresenta alguns problemas, porque envolve outras variáveis que também é necessário acautelar, nomeadamente a proximidade de escolas e a segurança dos peões, tanto no que refere ao acesso às escolas como no acesso à estação de caminho-de-ferro.
Portanto, face a estes condicionalismos, que é necessário ter presente, a solução, também a nosso ver, passa pela construção de uma circular urbana em Alverca do Ribatejo, a nascente da estação de caminho-de-ferro.
Para terminar, quero dizer que Os Verdes acompanham as preocupações expressas pelos peticionários e esperam que o Governo tenha em atenção a discussão que hoje será feita sobre esta matéria.
Voltar