Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
04/11/2011
Petição sobre o Mosteiro de Odivelas
New Page 1

Intervenção do Deputado José Luís Ferreira- Assembleia da República, 4 de Novembro de 2011

 Sr. Presidente:
Em nome do Grupo Parlamentar Os Verdes, começo por saudar os 6500 peticionantes que deram corpo à petição que agora estamos a discutir, através da qual se pretende que a Assembleia da República recomende ao Governo que assuma as diligências necessárias para que o Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, mais conhecido por Mosteiro de Odivelas, abra as suas portas ao público aos sábados, domingos e feriados, entre as 9 horas e as 19 horas.
De facto, considerando o valor histórico dos espaços classificados e o conjunto arquitectónico do monumento, onde, aliás, se encontra o túmulo de D. Dinis, é profundamente lamentável que, de todo o complexo que envolve o espaço classificado como património nacional, apenas a igreja esteja acessível ao público, e mesmo esta só ao domingo nos horários das missas. É mesmo caso para dizer que um povo que possui património e o fecha a sete chaves pouco precisa dele, porque dele não pode usufruir e porque dele pouco proveito pode tirar. E também é caso para dizer «dá Deus nozes a quem não tem dentes». No caso não foi Deus, bem sabemos, as nozes são os monumentos e os dentes são a vontade política ou a forma como os governos têm olhado para a cultura e para o nosso património. O ditado popular encaixa aqui perfeitamente e, na nossa perspectiva, é tempo de deixar de encaixar.
Parece-nos, pois, da mais elementar justiça que o Mosteiro de Odivelas abra as suas portas ao público aos sábados, domingos e feriados, permitindo que as pessoas, sobretudo a população de Odivelas, o possam visitar, o que, além de mais, constituirá um factor de dinamização cultural não só da cidade de Odivelas mas também de todo o concelho.
Por fim, e uma vez que a petição também é subscrita por alguns membros do Governo, nomeadamente pelo Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo Sr. Ministro da Solidariedade e Segurança Social, por certo que, para além da discussão e da análise feita em Plenário, se dispensará qualquer outra diligência por parte desta Assembleia no sentido de recomendar ao Governo a abertura do Mosteiro. Espera-se que o Governo esteja sensibilizado para os objectivos pretendidos pela petição, até porque, como já foi dito, alguns dos membros do actual Governo são também subscritores, fazem parte do universo dos 6500 peticionantes que subscreveram esta petição.
Voltar