Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
07/03/2013
Petição solicitando à Assembleia da República a revogação do aumento das taxas moderadoras e medidas para assegurar o transporte de doentes
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Petição n.º 137/XII (1.ª)  solicitando à Assembleia da República a revogação do aumento das taxas moderadoras e medidas para assegurar o transporte de doentes
- Assembleia da República, 7 de Março de 2013 –

Sr. Presidente, Srs. Deputados: As primeiras palavras são para saudar, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes», os 4000 cidadãos que subscreveram esta petição, em particular aqueles que hoje estão aqui connosco, que através deste instrumento de cidadania, que é ao mesmo tempo também um instrumento de exercício da democracia, solicitam a revogação do aumento das taxas moderadoras e medidas para assegurar o transporte de doentes.
Queria também saudar o Movimento de Utentes de Saúde Pública do Distrito de Évora, que tomou a cargo a responsabilidade de promover e de dinamizar esta petição.
Os subscritores manifestam preocupação pela dificuldade de acesso aos cuidados de saúde e o aumento dos encargos com a saúde por parte das famílias. Fazem-no, também, porque têm conhecimento de casos concretos de situações verdadeiramente desumanas que se têm verificado nos últimos tempos e que, no entender dos subscritores, são consequência das políticas do Governo, que têm levado a cortes nas despesas de saúde que, por sua vez, conduzem à redução dos serviços de saúde prestados, à diminuição dos horários de atendimento nos centros de saúde, ao encerramento de serviços de atendimento permanente, à falta de profissionais de saúde e ao aumento do custo com os medicamentos e ao aumento do custo dos transportes.
Bem podemos dizer que os subscritores acabam por sintetizar a política do Governo PSD/CDS para a área da aúde e que Os Verdes têm vindo a denunciar. Ou seja, a política do Governo para uma área tão delicada como é a área da saúde resume-se a estas três frentes: encerramento de serviços, cortes cegos em tudo o que diga respeito à saúde e, por fim, um esforço deliberado para imputar os custos da saúde aos utentes.
Esta é, infelizmente, a pobre política de saúde que este Governo PSD/CDS tem vindo a desencadear e cujos resultados acabam por confirmar a tendência visível de reduzir o Ministério da Saúde a uma Secretaria de Estado do Ministério das Finanças.
Tal como nós, também os cidadãos do distrito de Évora não conseguem compreender a conversa do Sr. Ministro da Saúde, que diz que o Governo encerra serviços de saúde para melhorar o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde. E ninguém compreende porque, de facto, os resultados desta política do Governo começam a aparecer: os utentes do Serviço Nacional de Saúde estão a deixar de ir às consultas e aos tratamentos por falta de credenciais, incluindo doentes oncológicos.

A população mais idosa, sem recursos suficientes, não consegue pagar transporte e deixa de ir às consultas e aos tratamentos.
Há pessoas cujos rendimentos não esticam, nem sequer para pagar as taxas moderadoras.
Cada vez há mais notícias da falta de material básico nos serviços de saúde, e por aí fora.
Têm razão, pois, os subscritores desta petição para estarem preocupados com a dificuldade das pessoas no acesso aos cuidados de saúde.
Por isso, Os Verdes comungam das preocupações expressas nesta petição pelos cidadãos que a subscreveram e vão votar a favor da iniciativa legislativa que o Partido Comunista Português também agendou para hoje, que pretende revogar as taxas moderadoras mas também a atribuição do transporte de doentes não urgentes.
Voltar