Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
02/09/2011
Projectos de resolução e petições sobre introdução de portagens na A22 (Via Infante de Sagres)
New Page 1

Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia- Assembleia da República, 2 de Setembro de 2011

 Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados:
Em nome do Grupo Parlamentar de «Os Verdes», quero começar também por saudar os peticionários e considerar da perfeita oportunidade de retoma desta matéria, nesta Legislatura, na Assembleia da República.
Ouvimos aqui durante o debate, como infelizmente já começa a ser costume, coisas absolutamente extraordinárias… Já agora gostaria de saber se o Sr. Deputado Paulo Cavaleiro, quando referiu que alguns consideravam que se podiam fazer coisas sem se pagar, estava directamente a referir-se ao Sr. Deputado Artur Rêgo e ao Sr. Deputado Mendes Bota, quando estes declararam, em campanha eleitoral, a sua oposição ao pagamento de uma SCUT concreta da sua região. Gostava de saber se o Sr. Deputado estava também a dirigir-se a esses Srs. Deputados…
E gostava de dizer ao Sr. Deputado Hélder Amaral que a compreensão que os senhores pedem agora permanentemente aos portugueses — porque não vos sai outra palavra da boca — tem limites! A compreensão tem limites!!
É porque os senhores têm de perceber que as pessoas concretas também têm limites nos seus orçamentos e que o País também tem limites para o estrangulamento do seu crescimento! Tem, tem! O País tem limites para o estrangulamento do seu crescimento. É porque aquilo que os senhores estão a fazer é a estrangular, por todas as vias possíveis e imaginárias, de uma forma absolutamente economicista, o País! E «as pessoas que se lixem», porque é assim mesmo! Mas não pode, não pode ser assim!!
Quando se construíram estas vias rodoviárias, ninguém disse às pessoas que tinham de as pagar. Ou disseram?!… Disseram que as iam portajar? Estou a falar para todos, PS incluído!
Sr. Deputado Artur Rêgo, não proteste, porque o senhor diz uma coisa no Algarve e outra aqui!! E isso é absolutamente inadmissível. No Algarve, o senhor não o disse!
E os senhores, quando falam do País, têm de perceber que o pagamento destas portagens pode liquidar micro, pequenas e médias empresas, ou seja, vai contribuir para o estrangulamento daquelas economias locais e regionais.
Será que isso não vos preocupa? Será que os senhores não têm qualquer preocupação relativamente a essa quebra de dinâmica económica? Essas economias estão «com a corda na garganta»! Isso não vos preocupa? Conseguem alhear-se disso?
Depois, falam das alternativas… Mas quais alternativas?! Aquelas estradas nacionais são alguma alternativa? Estradas a passar dentro de localidades?! Camiões de transporte de mercadorias a passar dentro de localidades?! Com algumas escolas junto a essas estradas nacionais, com as crianças a passearem por essas estradas nacionais e com camiões a passar-lhes à frente?! Já fizemos perguntas concretas sobre esta matéria, cuja leitura recomendo aos Srs. Deputados.
Sabem qual é o problema? Os Sr. Deputados agora estão a rir-se e a pensar «isso é demagogia». Mas os senhores não conhecem, ou não querem agora conhecer, a realidade concreta do País.
Esse é que é o grande problema! Alheiam-se da realidade concreta do País, vivem agora lá por Bruxelas, com a Sr.ª Merkel e afins, com a tróica e o FMI, e recusam-se a olhar para baixo. Mas é cá em baixo que está a vida! E é cá em baixo que está a possibilidade de resolver os problemas do País. Assim se dê às pessoas a oportunidade de poderem ser agentes dinamizadores da solução para o País!…
Ora, aquilo que os senhores estão a fazer é a amordaçá-las, a retirar-lhes essa oportunidade. O exemplo destas portagens é absolutamente esmagador relativamente a essa matéria. E o País, assim, não vai lá!
Queremos soluções para o País, mas soluções credíveis, designadamente para o combate às assimetrias regionais.
Tudo isto vai contra isso! E é isso que é absolutamente lamentável e, mais do que lamentável, revoltante.
Voltar