Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
02/02/2012
Projeto de resolução n.º 177/XII (1.ª) — Recomenda ao Governo que garanta aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo o financiamento necessário para permitir o arranque imediato da construção dos navios asfalteiros contratados com a Venezuela
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Projeto de resolução n.º 177/XII (1.ª) — Recomenda ao Governo que garanta aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo o financiamento necessário para permitir o arranque imediato da construção dos navios asfalteiros contratados com a Venezuela
- Assembleia da República, 2 de Fevereiro de 2012 –
 
Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo empregam 650 trabalhadores — que eu, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes», aproveito para saudar, sobretudo os que estão aqui hoje —, aos quais devem ser somadas mais umas boas centenas de postos de trabalho indireto que dependem do funcionamento dos Estaleiros.
Considerando a sua dimensão, os Estaleiros de Viana constituem a unidade industrial mais importante do distrito de Viana do Castelo, contribuindo de forma muito acentuada para o desenvolvimento de toda a região.
Para além disso, estamos a falar do único estaleiro naval no nosso país com capacidade própria relativamente à elaboração e à materialização de propostas de construção naval.
Porém, e apesar do forte prestígio que cultivam, tanto ao nível interno como no plano internacional, os Estaleiros estão, já há alguns anos, confrontados com uma preocupante situação de instabilidade.
E quando nos debruçamos sobre as causas que levaram à situação de instabilidade vivida nos Estaleiros de Viana do Castelo, deparamos logo com duas constatações públicas e notórias, mas também políticas: por um lado, o visível desinvestimento que se tem vindo a verificar por parte dos governos; por outro, as várias administrações que têm passado pelos Estaleiros têm mostrado pouca vontade no que diz respeito à procura de soluções.
E o que é verdade é que os governos deixaram chegar a situação ao ponto a que se chegou!
Os Estaleiros de Viana do Castelo necessitam com toda a urgência de 27 milhões de euros para conseguirem salvar um negócio de 128 milhões, cujo contrato está já formalizado e do qual, aliás, já receberam um adiantamento de 10%.
Em causa está a construção de dois navios para a Venezuela, construção essa que está já atrasada e o seu incumprimento fará perder 128 milhões de euros, sem contabilizar aqui as respetivas multas e indemnizações previstas no contrato. E esta construção está atrasada, porque os Estaleiros não possuem capacidade financeira própria para proceder à aquisição de matéria-prima, nomeadamente o aço e os motores principais a instalar nos navios encomendados.
Portanto, se não forem disponibilizados os recursos financeiros, os Estaleiros, estando de mãos atadas, nada podem fazer, pois encontram-se completamente inibidos de avançar e de cumprir o contrato.
Para além de se perderem 128 milhões de euros, não contabilizando aqui as indemnizações contratuais pelo incumprimento, ainda ficam em causa 650 postos de trabalho direto.
Ora, sendo o Estado português o dono dos Estaleiros de Viana do Castelo, terá de ser o Estado a garantir o financiamento necessário para que os Estaleiros procedam à sua atividade, garantindo os 650 postos de trabalho diretos, cumprindo os seus contratos e fazendo entrar dinheiro no País.
Estamos a falar de 128 milhões de euros e num momento em que o Governo não se pode dar ao luxo de desperdiçar essas verbas, não se pode dar ao luxo de desperdiçar este contributo para o crescimento do País e, muito menos, não se pode dar ao luxo de empurrar ainda mais pessoas para o desemprego. O Governo não se pode dar a este luxo!
Portanto, Os Verdes consideram que é imperioso que o Governo garanta aos Estaleiros de Viana do Castelo o funcionamento necessário que lhes permita a normal laboração e para, dessa forma, poderem cumprir os seus contratos e continuarem a garantir os postos de trabalho que ainda asseguram.
Afinal de contas, estamos a falar de uns trocos quando comprados com os 12 000 milhões que o Governo deu à banca ou com aquilo que está a dar atualmente ao BPN e que nem nós nem os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo certamente esqueceremos, assim como, certamente, os trabalhadores dos Estaleiros não se esquecerão de que no Plenário da Assembleia da República não se joga nem se discute dominó; discute-se política e é de opções políticas que estamos a falar!!
Voltar