Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
11/10/2012
Redução do número de Deputados como proposta central de uma eventual reforma do sistema eleitoral
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Redução do número de Deputados como proposta central de uma eventual reforma do sistema eleitoral
- Assembleia da República, 11 de Outubro de 2012 –

Sr.ª Presidente, Sr.ª Deputada Cecília Honório, gostava de dizer-lhe que Os Verdes também ficaram estupefactos com esta pretensa proposta do Partido Socialista e com esta urgência manifestada relativamente à redução do número de Deputados. De facto, é muito fácil cair, às vezes, em tentação de populismo quando não se tem propostas alternativas para pôr o País a rumar na lógica do crescimento e fora desta lógica da austeridade. Julgo que as abstenções do Partido Socialista, nesta Câmara, relativamente a muitas propostas do Governo demonstram isso mesmo, ou seja, que lá no fundo, lá no fundo, há uma dificuldade imensa em se desvincularem desta brutal austeridade.
Sr.ª Deputada, a redução do número de Deputados reduz necessariamente a proporcionalidade na Assembleia da República. O que é que isto significa? Significa que se reduz a representatividade dos cidadãos na Assembleia da República, porque a conversão ou tradução de votos em mandatos indica que quanto menor for o número de mandatos, portanto, o número de Deputados, os maiores partidos terão mais representatividade do que aquela que os eleitores lhes quiseram dar, e os partidos mais pequenos terão menor representatividade do que aquela que os eleitores lhes quiseram dar.
O Sr. Deputado José Junqueiro disse aqui, há pouco, «queremos garantir a proporcionalidade» — reparem bem no pormenor —, mas não disse, de facto, que se vai reduzir a proporcionalidade. É que uma coisa é, fora do PS e do PSD — não é que ele nos queira fazer todos iguais —, ter 50 Deputados, outra coisa é ter 5 ou 10 Deputados! É muito diferente, porque a capacidade de intervenção é diferente.
E nós, Sr.ª Deputada, de facto, somos um incómodo para estes senhores, porque denunciamos e dizemos aqui muitas coisas que incomodam.
É por isso que muitos cidadãos — e, provavelmente, todos os Srs. Deputados, depois desta magnífica proposta do PS — vêm ter connosco a dizer «somos contra, ou somos a favor da redução do número de Deputados», e eis senão quando me aparece tanta gente à frente a dizer assim: «Eu sou a favor dessa coisa da redução do Deputados, mas tem de se reduzir os do PS, os do PSD e os do CDS!» A verdade, a verdade é que os eleitores…
A verdade, a verdade é que os eleitores já não se identificam com as propostas dessas bancadas e gostavam, hoje, de escolher a dedo quais eram aqueles Deputados que «chutavam» para fora da Assembleia da República.
Pois é! Era nessa linda troica, era naqueles partidos que estão agregados à troica. Porquê? Porque é a brutalidade, Sr.ª Deputada, das políticas da troica. É isso que as pessoas não suportam mais! E o pior é as pessoas associarem todo o Parlamento a isso.
Não, não, nós estamos fora disso! De resto, a nossa voz aqui é de denúncia dessa brutalidade e a nossa voz é aqui necessária, não há dúvida sobre isso!
Por último, acho espantoso este argumento do PS, que ainda agora aqui ouvimos outra vez: «Por que é que propomos isto? Porque queremos valorizar o trabalho dos Deputados, queremos os Deputados mais próximos dos eleitores».
E eu pergunto: como é que menos Deputados se aproximam de mais eleitores? Como?! Srs. Deputados, ponham lá esses Deputados que não fazem nada, dessas grandes bancadas, a aproximarem-se diariamente dos eleitores e vão ver que têm um resultado muito diferente.
Voltar