Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
21/06/2011
Saudação – eleição da Sr.ª Presidente da Assembleia da República

Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia- Assembleia da República, 21 de Junho 2011

 Sr.ª Presidente, Sr. Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Sr.as e Srs. Deputados: Quero também, em nome do Grupo Parlamentar de «Os Verdes», cumprimentar e saudar a eleição da Sr.ª Presidente.
A Sr.ª Presidente foi a segunda escolha pública do PSD mas, segundo as regras de candidatura e de eleição, foi inequivocamente a primeira escolha do Parlamento, e é isso que importa de facto.
Importa também realçar que, no ano de 2011, em 37 anos de democracia, o Parlamento português elege pela primeira vez uma mulher para presidente da Assembleia da República. Isto não é de somenos importância e vamos voltar, seguramente, a debater neste Hemiciclo o papel da mulher na participação na vida pública, como já discutimos anteriormente. Entre os discursos e a prática vai, tantas vezes, uma grande diferença, por isso é bom contribuir para essa prática e Os Verdes orgulham-se de ter contribuído para ela.
Sr.ª Presidente, gostei que tivesse vincado, no seu discurso, a questão da pluralidade — ainda que o não tenha dito por estas palavras, foi isto que depreendi do seu discurso —, o respeito pela pluralidade das bancadas e das ideias na Assembleia da República. Julgo que importa, de facto, salvaguardar esta riqueza da democracia, e nós cá estamos também para a praticar.
Por último, Sr.ª Presidente, se me permite, e visto que é a primeira vez que tomo a palavra nesta Legislatura, gostava de saudar todos os Srs. Deputados eleitos pela primeira vez e todos os Srs. Deputados reeleitos. Gostava também, obviamente, de saudar todos aqueles que trabalharão connosco de uma forma muito directa e que são também o motor desta Casa, ou seja, todos os funcionários da Assembleia da República.
Sr.ª Presidente, muito obrigada e muitos parabéns pela eleição.
Voltar