Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
18/06/2014
Saúde e hospitais públicos no Algarve
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Saúde e hospitais públicos no Algarve
- Assembleia da República, 18 de Junho de 2014 -

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Começo por saudar, em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», os milhares e milhares de cidadãos que subscreveram a petição em defesa do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e da manutenção de todos os serviços de especialidade, recursos humanos e materiais no hospital de Portimão. Uma saudação que, naturalmente, se estende também à Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde de Portimão, que promoveu e dinamizou esta petição que, antes de mais, nos mostra os reais objetivos do Governo em matéria de saúde.
De facto, o Governo, com o pretexto da utilização mais eficiente dos recursos disponíveis e de uma gestão integrada e racional da rede pública de unidades hospitalares, o que está a fazer é a colocar em causa a qualidade dos serviços e a limitar, de forma muito preocupante, o acesso dos utentes aos cuidados de saúde.
É este o resultado dos processos de fusão e concentração de unidades hospitalares que o Governo tem vindo a fazer por todo o País e, neste caso, às populações do Algarve. Dez anos após a fusão dos hospitais de Lagos e Portimão, que deu, aliás, origem à criação do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e que levou as pessoas a perderem especialidades no hospital de Lagos, o Governo avançou agora para a criação do Centro Hospitalar do Algarve, que impõe a fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e do hospital de Faro.
Ora, esta fusão, apesar das mais-valias apregoadas pelo Governo, tem-se mostrado absolutamente desastrosa para as populações do barlavento algarvio, no que diz respeito ao acesso aos cuidados de saúde. O atendimento no hospital de Portimão passou a ser um verdadeiro martírio, importantes especialidades foram retiradas e transferidas para Faro, faltam médicos especialistas, os utentes acumulam-se nas urgências, há atrasos incompreensíveis nos exames e nas consultas e até já há falta de utensílios e medicamentos essenciais para o bom funcionamento do hospital de Portimão.
A terminar, direi que Os Verdes acompanham as preocupações dos peticionantes, votando a favor das iniciativas legislativas que hoje também estão em discussão e que vão ao encontro das pretensões dos peticionantes, ou seja, que visem colocar um fim a este processo de fusão do hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio no Centro Hospitalar do Algarve.
Voltar