Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
25/02/2015
Sobre o acordo alcançado entre o Governo grego e o Eurogrupo
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Sobre o acordo alcançado entre o Governo grego e o Eurogrupo
- Assembleia da República, 25 de Fevereiro de 2015 –

Sr.ª Presidente, Sr.ª Deputada Clara Marques Mendes, tenho curiosidade em saber por que é que a Sr.ª Deputada considera que o Presidente da Comissão afirmou perentoriamente que a troica pecou contra a dignidade dos portugueses.
Não sei, Sr.ª Deputada, e não me diga que foi só para chatear o Governo português! A Sr.ª Deputada dirá.
Gostava ainda de lhe dizer que, como portuguesa, tenho absoluta vergonha de ver o Governo português ser levantado como troféu para demonstrar que a austeridade é o melhor dos mundos, em todo o lado.
E para atrapalhar definitivamente as negociações com a Grécia, Sr.ª Deputada, Portugal prestou-se a esse papel de empata das negociações com a Grécia.
Sr.ª Deputada, é triste ver o Governo num papel de absoluta subserviência à Alemanha, gritando, às vezes, mais alto do que o próprio Governo alemão. Isso talvez nos deva fazer refletir e ponderar.
Mas, Sr.ª Deputada, a sua intervenção também nos deve fazer refletir e ponderar porque os senhores ofenderam os portugueses, em primeiro lugar, mentindo-lhes. Ou seja, na campanha eleitoral disseram uma coisa, chegaram ao Governo e fizeram exatamente o seu contrário: aumentaram impostos, cortaram salários, cortaram pensões.
Em segundo lugar, ofenderam, com as vossas medidas absolutamente delapidadoras do nosso Estado social e económico.
Em terceiro lugar, ofendem com as palavras, porque o que a Sr.ª Deputada veio dizer, em termos de resultado das conquistas adquiridas com a política deste Governo, foi que Portugal está incomparavelmente melhor, que os empresários e os trabalhadores andam todos «aos saltos de contentes», é uma festa neste País. Não sei onde é que a Sr.ª Deputada vê isso!
A Sr.ª Deputada acha que os dois milhões de pobres que o INE veio denunciar, no outro dia, em termos de número, devem agradecer ao Governo?
A Sr.ª Deputada acha que os inúmeros jovens qualificados que os senhores obrigaram a emigrar devem agradecer ao Governo?
As pessoas que passam horas e horas nas urgências dos hospitais, sem condições, com um desinvestimento brutal na área da saúde, devem agradecer ao Governo? Enquadram-se nas palavras ofensivas da Sr.ª Deputada? Não, e a Sr.ª Deputada sabe que não.
Voltar