Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
07/01/2015
Sobre o atentado contra o jornal francês Charlie Hebdo
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Sobre o atentado contra o jornal francês Charlie Hebdo
- Assembleia da República, 7 de Janeiro de 2015 –

Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Queria também, em nome do Grupo Parlamentar de Os Verdes, associar-me à condenação absoluta deste ato de terror que aconteceu hoje, em Paris, num atentado a um jornal semanário satírico de referência.
Já soubemos de 12 mortes, de mais de duas dezenas de feridos (e não sabemos se o número ficará por aqui), alguns, segundo informação que está a ser prestada, em estado muitíssimo grave. E julgo que é importante ter consciência de que a condenação deste ato e o sentimento de terror relativamente a este ato não se ficam naturalmente pelas instalações do jornal, não se ficam naturalmente por França, é um mundo que se indigna perante este terror absoluto.
De facto, julgo que é preciso repetir muitas vezes as palavras «horror» e «terror» perante aquilo que estamos a vivenciar hoje, na decorrência do que acabou de acontecer, em França.
Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em defesa da liberdade de expressão, em defesa da liberdade de imprensa, em defesa das liberdades, é preciso, de facto, uma grande união, que, a meu ver, esta Assembleia da República vai demonstrar, não só hoje mas também num voto que, julgo, aprovará unanimemente.
É preciso, de facto, que o mundo se levante e se erga para combater estes horrores.
O nosso pesar aqui diretamente para as famílias das pessoas que perderam a vida. E naturalmente também para os colegas dessas vítimas o nosso mais profundo pesar, Sr.ª Presidente.
Voltar