Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
25/02/2015
Sobre o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, e a defesa do acesso dos utentes aos serviços de saúde
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira
Sobre o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, e a defesa do acesso dos utentes aos serviços de saúde
- Assembleia da República, 25 de Fevereiro de 2015 –

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: As minhas primeiras palavras são para saudar, em nome do Grupo Parlamentar de Os Verdes, os milhares de cidadãos que subscreveram a petição que estamos a discutir. Saúdo também a Comissão de Defesa do Hospital de Santa Luzia de Elvas, que promoveu e dinamizou essa mesma petição, e deixo ainda uma saudação especial aos autarcas e subscritores da petição que hoje aqui estão connosco a acompanhar os nossos trabalhos.
Na verdade, nesta petição, os subscritores apenas reclamam o elementar, apenas exigem bom senso nas decisões e apenas pretendem que o acesso ao direito à saúde seja devidamente assegurado.
De facto, as populações desta região do Alentejo, em termos de acesso aos cuidados de saúde, nada ficaram a ganhar com a criação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, bem pelo contrário. E digo «bem pelo contrário», porque a criação desta unidade de saúde foi acompanhada pelo encerramento de vários serviços e pela redução de horários de muitos outros serviços de saúde.
Agora, o PSD diz que foi o Governo do Partido Socialista que criou o problema, mas o Sr. Deputado Cristóvão Crespo não disse tudo, porque, se dissesse tudo, dizia assim: «O Governo do Partido Socialista criou o problema e o Governo atual não resolveu nenhum dos problemas, pelo contrário agravou-os».
E agravou-os porque os utentes, depois disso, ainda foram confrontados com decisões do conselho de administração do Hospital de Santa Luzia, que vieram fragilizar ainda mais o acesso aos cuidados de saúde.
Primeiro, o conselho de administração desse Hospital veio vedar o acesso do Hospital de Elvas às populações dos concelhos de Alandroal, Borba, Campo Maior, Estremoz, Monforte e Vila Viçosa.
Depois, veio ainda comprometer a realização de consultas via telemedicina para os concelhos de Alandroal, Borba, e Vila Viçosa, o que estava a gerar mais de 20% da atividade cirúrgica do Hospital de Santa Luzia.
Portanto, Sr. Deputado, bem pode dizer que o Governo do Partido Socialista criou o problema, porque a verdade é que o atual Governo não só não resolveu nenhum desses problemas como ainda os agravou.
Acresce ainda que a utilização que o Governo está a fazer do Hospital de Santa Luzia, enquanto retaguarda do Hospital de Portalegre, para além de estar a provocar um aumento dos custos de atendimento de doentes, que assim estão a ser afastados da sua área de residência, está também a obrigar os doentes a suportar mais encargos, desde logo os custos com as deslocações que os doentes têm agora de suportar e, se calhar, sem necessidade nenhuma.
Para concluir, deixo apenas mais duas notas.
Em primeiro lugar, quero sublinhar a justiça das pretensões e dos objetivos dos peticionantes, que Os Verdes acompanham na íntegra. Em segundo lugar, quero dizer que Os Verdes vão votar a favor das iniciativas legislativas que hoje também estão em discussão e que, na nossa perspetiva, dão resposta às pretensões dos peticionantes.
Na nossa perspetiva, são iniciativas legislativas com toda a oportunidade, porque o problema existe e precisa de ser resolvido e é por esta via que ele pode ser resolvido. Vamos esperar que os partidos da maioria, que tanta preocupação parecem manifestar por este problema, na sexta-feira digam de sua justiça e votem a favor das iniciativas.
Voltar