Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
06/12/2013
Voto de pesar – Nelson Mandela
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Voto de pesar – Nelson Mandela
- Assembleia da República, 6 de Dezembro de 2013

Sr.ª Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Foi com consternação que o mundo conheceu a notícia do falecimento de Nelson Mandela.
Devido ao seu frágil estado de saúde, a notícia já era esperada mas, mesmo que previsível, quando o mundo perde um ser humano com o significado deste, fica necessariamente consternado.
Nelson Mandela é talvez a definição, em pessoa, de um ser humano virtuoso, detentor de valores humanistas muito claros e muito fortes. Nelson Mandela e o ANC foram peças-chave para matar o regime do apartheid, a opressão e o racismo sempre tenebroso, não da História, porque esses horrores não se apagam da História, mas da vida quotidiana das pessoas concretas.
Nelson Mandela, mesmo depois de quase três décadas de prisão, provou o seu espírito agregador e de união das pessoas e de um povo. Lançou sementes e colheu frutos de princípios de liberdade e de igualdade. Importa que, no mundo, esses princípios cresçam e floresçam.
Sr.ª Presidente, os votos de pesar vão, obviamente, para a família, para o povo sul-africano, mas a grandeza deste homem alarga, necessariamente, os votos de condolências ao mundo inteiro.
Voltar