Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
16/09/2011
Voto de saudação pela defesa do Serviço Nacional de Saúde

Intervenção do Deputado José Luís Ferreira- Assembleia da República, 16 de Setembro de 2011

 Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados: Os Verdes associam-se ao voto de saudação que o Partido Comunista Português aqui trouxe hoje, pela defesa do Serviço Nacional de Saúde. São 32 anos ao serviço dos portugueses, ao serviço da saúde dos portugueses, é mais uma conquista de Abril, que representa um enorme passo em termos de civilização, mas também uma porta que se abriu para os portugueses, no acesso aos cuidados de saúde.
Com o Serviço Nacional de Saúde, conseguimos melhorar substancialmente os indicadores de saúde em Portugal, melhorar a saúde e a qualidade de vida dos portugueses. E se a saúde é um direito, que, aliás, a Constituição eleva a direito fundamental, o Serviço Nacional de Saúde constitui o instrumento adequado para materializar esse direito. É preciso defender o Serviço Nacional de Saúde, é preciso reforçar o Serviço Nacional de Saúde e isso não se faz com as políticas e os cortes que tanto o têm fragilizado!
Por isso, temos de lamentar que o Governo não tenha arranjado melhor forma para celebrar os 32 anos do Serviço Nacional de Saúde, porque, exactamente no dia em que se assinalou o aniversário do Serviço Nacional de Saúde, ontem, portanto, o Governo dispensou 25 enfermeiros dos centros de saúde, baseando-se na sustentabilidade financeira. A estes 25 enfermeiros, ontem dispensados, teremos ainda de somar os 24 enfermeiros de oito centros de saúde de Lisboa, do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa, que foram dispensados no dia 1 de Setembro e que tomaram conhecimento desse facto através de uma mensagem enviada por correio electrónico.
Na perspectiva de Os Verdes não é este o caminho, não é por esta via que se reforça o Serviço Nacional de Saúde, que tanto precisa de ser reforçado.
Voltar