Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
11/09/2013
Voto n.º 148/XII — De pesar pelo falecimento de bombeiros nos incêndios florestais deste verão
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Voto n.º 148/XII (2.ª) — De pesar pelo falecimento de bombeiros nos incêndios florestais deste verão
- Assembleia da República, 11 de Setembro de 2013

Sr.ª Presidente, Srs. Ministros, Sr.as e Srs. Deputados: Queria, em nome do Grupo Parlamentar Os Verdes, dizer que nos associamos completamente a este voto de pesar, que subscrevemos, manifestando o nosso mais sentido pesar às famílias dos oitos bombeiros que perderam a vida este ano e às respetivas corporações de bombeiros.
Morreram novos de idade, alguns muito novos de idade, a salvar o País das chamas absolutamente descontroladas. Estes bombeiros morreram para salvar outras vidas e o património do País, num trabalho de solidariedade e de abnegação que tem de ser absolutamente reconhecido. São pessoas, naturalmente, com características muito especiais.
Sr.as e Srs. Deputados, Os Verdes também julgam que a melhor forma de homenagear estes homens e estas mulheres que perderam a vida e também de homenagear outros homens e mulheres que perderam a vida no combate aos fogos noutros anos — e para que não voltemos muitas vezes, aqui, a homenagear outros homens e outras mulheres que, eventualmente, perderam a sua vida no combate às chamas —, para tentarmos poupar essas vidas é preciso que a Assembleia da República volte a fazer uma nova reflexão.
Sr.as e Srs. Deputados, Os Verdes vão hoje fazer uma declaração política justamente sobre a matéria dos incêndios florestais, porque consideramos que hoje, primeiro dia após o período de férias em que se reúne a Comissão Permanente, é o dia em que a Assembleia da República tem de começar a discutir o flagelo dos fogos florestais. E a discussão deste voto, como primeira marca, é extraordinariamente importante.
Estes são os homens e as mulheres que, primeiro, temos de homenagear, mas homenageá-los significa também fazer uma grande reflexão.
Aquando da preparação da declaração política que vou proferir, estive a reler um relatório da Assembleia da República de 1990. Desde então, morreram muitos bombeiros e muitas bombeiras. Sr.as e Srs. Deputados, aconselho-os a todos que leiam o que aquele relatório refere sobre prevenção dos fogos florestais.
Sr.as e Srs. Deputados, se hoje fizermos um relatório no Parlamento sobre a prevenção dos fogos florestais, vamos buscar quase todas aquelas ideias.
O que é que falhou? Os bombeiros diziam, na televisão, este ano: «Falhou a prevenção, o que dificulta muito mais o combate! A prevenção não aconteceu como deveria ter acontecido!» E nós temos de ouvir isto! Isto tem de resultar em ação, em pró-atividade!
Sr.as e Srs. Deputados, não vou dizer muito mais neste momento, que é de sentido pesar e de homenagem às famílias e às corporações, mas quero dizer mais qualquer coisa daqui a alguns minutos, quando proferir a minha declaração política.
Voltar